CONSEQUENCIA DAS CRUZADAS As Cruzadas fracassaram no plano militar, pois não se consumou a ocupação definitiva

de Jerusalem. Por outro lado, foram grandes as modificações provocadas
por elas na sociedade europeia da Baixa Idade Média.

Pode-se dizer que as Cruzadas representaram uma expansão europeia para além de seus limites. Na Península Ibérica, por exemplo, a nobreza acabou por conquistar terras que estavam sob o dominio árabe.

Para as cidades italianas, as Cruzadas deixaram como consequência a reabertura do mar Mediterrâneo ao comércio com o Oriente. Isso foi possivel com a reconquista de pontos que estavam sob o dominio árabe e bizantino desde o século VIII. Os interesses materiais passaram a ser mais importantes do que a fé. Armas, marfim, ouro, prata, perfumes, tecidos de seda e as famosas especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta etc.), além de outros artigos de luxo, começavam a penetrar na Europa pelas mãos de comerciantes das cidades italianas de Gènova e Veneza, entre outras.

O comércio renascia nas pequenas cidades e vilas europeias, com novas práticas e novos costumes. Moedas, mercados, lucros, comércio e comerciantes: novas expressões e novas práticas que contrastavam com o mundo ruralizado do feudalismo.

Após as Cruzadas, o mundo feudal iniciou o seu fim.

4) Quais são os exemplos de especiarias citados no texto?

5) Quais foram as novas práticas e expressões que contrastavam com o mundo ruralizado do feudalismo.​

História saiu errado

1 Resposta

  • larissamathiasolivei

    4 C   egoista - autruista , anomico e fatalista 
    5 A 2- 2- 1 - 2- 1

Clique aqui para adicionar a sua resposta.