Leia atentamente o texto: “James foi também um grande teórico da ficção. Se você quiser estudar

o ponto de vista, o recurso técnico primordial do romancista, o que determina a relação do narrador com a história, deverá começar pelos prefácios escritos por ele para a edição de suas obras completas. Grande parte das teorias modernas sobre o ponto de vista, na crítica anglo-saxônica, vem daí. Segundo James, o romance tem que ter coerência interna, tem que dar a ilusão de realidade. A história deve ser filtrada por uma inteligência central e dar a impressão de narrar-se a si mesma. Para ele, as longas interferências dos narradores oniscientes vitorianos quebravam a ilusão de realidade do romance e o tornavam menos dramático, menos intenso. A partir de James, o romance inglês está aparelhado, mais do que nunca, para lidar com os conflitos interiores. É com ele também que o gênero toma de vez a trilha preconizada por George Eliot e se coloca firme e conscientemente entre as grandes expressões da arte literária” (CEVASCO e SIQUEIRA, 1985, p.69). Tendo lido o texto, atente-se para as afirmações: I. A fuga externa para a natureza característica ao Romantismo dá lugar à fuga interna – para dentro de si mesmo – através do Realismo que focava nos conflitos internos e subjetivos. II. Para James, o narrador onisciente é a única forma de narrar os conflitos internos das personagens, caso contrário, dependemos de sua fala tomar conhecimento. III. A coerência interna e a ilusão de realidade postuladas por James são as duas principais características do Realismo norte-ameircano. IV. A imparcialidade narrativa excluí as postulações de James – enquanto teórico da literatura –, pois conflita com a reflexão interna. Assinale a alternativa que contém as afirmativas consideradas corretas: Alternativas: a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I e III, apenas.

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