1) no estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão.
1)no estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. quando esse argumento é formado por duas premissas e uma conclusão, o designamos como:
alternativas:
a)
um sofisma
b)
um silogismo
c)
uma falácia
d)
uma tautologia
e)
uma contingência
2)
para a lógica matemática, um conectivo lógico (ou operador lógico) é um símbolo ou palavra usado para conectar duas ou mais sentenças, de modo que o sentido da sentença composta produzida dependa apenas das sentenças simples originais. sobre os conectivos lógicos, faça a correspondência correta destes com a respectiva representação simbólica:
1 – conectivo "não"
2 – conectivo " então"
3 – conectivo "e"
4 – conectivo "se, e somente se"
5 – conectivo "ou"
( ) "~"
( ) "→"
( ) "λ"
( ) "v"
( ) "↔"
assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta, de cima para baixo:
alternativas:
a)
3, 2, 4, 5, 1
b)
3, 1, 5, 4, 2
c)
4, 2, 3, 1, 5
d)
1, 2, 3, 5, 4
e)
1, 2, 5, 3, 4
3)
considerando as proposições p: paulo é rico e q: josé é pobre, é correto afirmar que a tradução para linguagem natural da proposição composta (p v q) → ~p é:
alternativas:
a)
paulo é rico e josé é pobre se, e somente se, paulo não é rico
b)
paulo é rico ou josé é pobre se, e somente se, paulo não é rico.
c)
paulo é rico, mas josé é pobre se, e somente se, paulo não é rico.
d)
se paulo é rico e josé é pobre, então paulo não é rico.
e)
se paulo é rico ou josé é pobre, então paulo não é rico.
4)
na tabela-verdade, o valor lógico de uma proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que a compõem, bem como do conectivo utilizado. nesse processo, na última coluna da tabela-verdade, podemos nos deparar com três casos possíveis: sempre verdadeira (v), sempre falsa (f), ou uma mistura entre verdadeiros e falsos. toda a proposição que na última coluna da tabela-verdade é composta pelos valores v e f, cada uma pelo menos uma vez, é chamada de:
alternativas:
a)
tautologia
b)
contradição
c)
contingência
d)
falácia
e)
sofisma
5)
além da tabela-verdade, existe um outro método para verificar a validade de um argumento, sendo este parecido com a redução ao absurdo. esse método é a árvore de refutações. sobre esse método, analise as afirmativas a seguir, julgando, cada uma delas, como verdadeira (v) ou falsa (f):
( ) os ramos da árvore de refutação são desenvolvidos até que, em cada um dos ramos, reste apenas uma proposição composta ou a bicondicional de uma proposição simples;
( ) os ramos da árvore de refutação são desenvolvidos até que, em cada um dos ramos, reste apenas uma proposição simples ou a negação de uma proposição simples;
( ) se ao término da ramificação da árvore de refutação todos os ramos ficarem abertos, então o argumento é válido;
( ) o ramo é considerado fechado quando contém uma proposição e sua negação.
estão corretas as afirmativas:
alternativas:
a)
f, v, f, v
b)
v, f, v, f
c)
f, f, v, v
d)
v, v, f, f
e)
v, f, f, v
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Gustastrada
1) No estudo de Lógica Matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Quando esse argumento é formado por duas premissas e uma conclusão, o designamos como:
b)um silogismo
2) Para a Lógica Matemática, um conectivo lógico (ou operador lógico) é um símbolo ou palavra usado para conectar duas ou mais sentenças, de modo que o sentido da sentença composta produzida dependa apenas das sentenças simples originais. Sobre os conectivos lógicos, faça a correspondência correta destes com a respectiva representação simbólica:
(1 ) "~"
( 2) "→"
(3 ) "Λ"
( 5) "V"
(4 ) "↔"
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta, de cima para baixo:
d) 1, 2, 3, 5, 4
3) Considerando as proposições p: Paulo é rico e q: José é pobre, é correto afirmar que a tradução para linguagem natural da proposição composta (p v q) → ~p é:
e) Se Paulo é rico ou José é pobre, então Paulo não é rico.
4) Na tabela-verdade, o valor lógico de uma proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que a compõem, bem como do conectivo utilizado. Nesse processo, na última coluna da tabela-verdade, podemos nos deparar com três casos possíveis: sempre verdadeira (V), sempre falsa (F), ou uma mistura entre verdadeiros e falsos. Toda a proposição que na última coluna da tabela-verdade é composta pelos valores V e F, cada uma pelo menos uma vez, é chamada de:
b) contradição