Mano, 40 elementos feitos a distribuição eletrônica demanda um certo tempo. Posso lhe ajudar fornecendo informações para que você mesmo consiga fazer as distribuições. Não é difícil, é só seguir a regra (e ter um pouco de paciência) 1º. Número atômico = Z (está representado na parte inferior esquerda, do simbolo do elemento) 2º. Recomendo usar o diagrama de Pauling, e com ele, comece a distribuir os elétrons de cima para baixo, levando em consideração a ordem crescente (seguindo as setinhas) 3º. Preenche os subníveis com o nível máximo de elétrons (se um subnível só suporta 12 elétrons, não ultrapasse essa quantia). 4º. Confira o número de elétrons fazendo a soma deles em cada subnível.
Exemplo: Ferro (Z = 26). Se o número atômico é 26, significa que no átomo normal de ferro há 26 elétrons. (Como disse, recomendo usar o diagrama de Pauling) Aplicando o diagrama: K - 1s² L - 2s² 2 M - 3s² 3p 3 N - 4s² 4p 4d 4f O - 5s 5p 5d 5f P - 6s 6p 6d Q - 7s 7p
Por aí você vai fazendo com os outros elementos. Não é difícil, apenas demanda um pouco de paciência, e este é um exercício muito bom para fixação de como fazer as distribuições eletrônicas.
clara2018
Mano, 40 elementos feitos a distribuição eletrônica demanda um certo tempo. Posso lhe ajudar fornecendo informações para que você mesmo consiga fazer as distribuições. Não é difícil, é só seguir a regra (e ter um pouco de paciência)
1º. Número atômico = Z (está representado na parte inferior esquerda, do simbolo do elemento)
2º. Recomendo usar o diagrama de Pauling, e com ele, comece a distribuir os elétrons de cima para baixo, levando em consideração a ordem crescente (seguindo as setinhas)
3º. Preenche os subníveis com o nível máximo de elétrons (se um subnível só suporta 12 elétrons, não ultrapasse essa quantia).
4º. Confira o número de elétrons fazendo a soma deles em cada subnível.
Exemplo:
Ferro (Z = 26).
Se o número atômico é 26, significa que no átomo normal de ferro há 26 elétrons. (Como disse, recomendo usar o diagrama de Pauling) Aplicando o diagrama:
K - 1s²
L - 2s² 2
M - 3s² 3p 3
N - 4s² 4p 4d 4f
O - 5s 5p 5d 5f
P - 6s 6p 6d
Q - 7s 7p
Por aí você vai fazendo com os outros elementos. Não é difícil, apenas demanda um pouco de paciência, e este é um exercício muito bom para fixação de como fazer as distribuições eletrônicas.