Em IHC, avaliações devem acontecer em diversos momentos do processo de desenvolvimento de software. Um

dos métodos de avaliação mais conhecidos é a avaliação heurística. Sobre avaliação heurística, pode-se afirmar que: 1. Ela envolve um pequeno conjunto de avaliadores examinando a interface e julgando suas características em face de reconhecidos princípios de usabilidade, que são denominados heurísticas.

2. Esse tipo de avaliação pode ser usada mesmo por quem não tem muita experiência, uma vez que é fácil de ser ensinada (cerca de 4 horas).

3. É um método de avaliação de design considerado rápido e econômico.

4. É um método dividido em etapas, sendo a preparação uma atividade importante para informar os avaliadores sobre as heurísticas a serem utilizadas.

5. É um tipo de avaliação que envolve apenas os usuários finais.

Assinale a alternativa com TODAS as afirmações verdadeiras:

A) 2, 3
B) 3, 4
C) 1, 4, 5
D) 1, 2, 3, 4
E) 1

Além dos atributos físicos (natos), segundo pesquisadores, as pessoas têm basicamente três subsistemas principais, sintetizados para sistemas de IHC em Modelos do Processador Humano de Informações. Nesse contexto, o transporta sensações do mundo físico, detectadas por sistemas sensoriais do corpo e os transforma em representações internas.

Qual alternativa preenche corretamente a lacuna no texto?

A) sistema sensorial
B) sistema motor
C) sistema perceptual
D) sistema cognitivo
E) processador motor

Ao longo dos anos, são desenvolvidas teorias, modelos, dicas, padrões, guidelines, regras de ouro e princípios para melhorar o desenvolvimento de interfaces de usuários em sistemas interativos. O objetivo é fazer com o que o design ofereça ao usuário uma melhor experiência. Em termos de guidelines, regras e princípios, profissionais da área de IHC como Ben Sheneirdeman têm deixado contribuições. As oito regras de ouro de Ben Sheneirdeman estão entre estas contribuições. As figuras a seguir ilustram informações apresentadas diariamente em nossas caixas de e-mail que obedecem a uma determinada regra de ouro:

Destaques de informações em partes da interface de caixa de e-mail

Que regra de ouro é esta?

A) Prevenção e simplificação de erro
B) Reversão fácil de ações
C) Suporte locus interno de controle
D) Feedback informativo
E) Redução do uso da memória de curto prazo

Ao longo dos anos, são desenvolvidas teorias como modelos, dicas, padrões, guidelines, regras de ouro e princípios para apoiar o desenvolvimento de interfaces de usuários cada vez melhores. O objetivo é fazer com o que o design ofereça ao usuário uma melhor experiência. Em termos de regras de design (guidelines, princípios, heurísticas e regras), assinale (V) para as afirmações Verdadeiras e (F) para as afirmações Falsas.

[ ] Muitas regras de design parecem ter sentido comum e serem óbvias.

[ ] Algumas regras de design são o resultado de estudos empíricos.

[ ] As heurísticas de Nielsen são baseadas na análise de problemas de usabilidade.

[ ] Algumas regras de design são derivadas de caracterizações particulares da natureza da ação humana.

[ ] Os princípios de Norman estão intimamente relacionados à sua teoria da ação (execução) e avaliação dos resultados.

Assinale a alternativa correta:

A) V-V-V-V-V
B) F-V-V-V-V
C) V-V-F-V-V
D) V-F-V-V-V
E) V-V-V-F-V

A maioria dos métodos de inspeção tem um efeito significativo na interface final, mas somente se forem usados durante o ciclo de vida do projeto. Infelizmente, muitas avaliações são realizadas apenas em etapas anteriores a entrega de versões ou produtos aos clientes devido ao fato de muitos desenvolvedores considerarem que os métodos de avaliação são intimidadores, muito caros, difíceis e dispendiosos em tempo. Buscando inverter essa tendência, Nielsen propõe a denominada engenharia econômica de usabilidade com métodos mais baratos, rápidos e fáceis de serem usados. Avaliação heurística é o principal método dessa proposta. Identifique a heurística de Nielsen apresentada pela seguinte afirmação:

“O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo através de feedback apropriado em um tempo de resposta razoável".

A) Consistência e padrão.
B) Prevenção de erros.
C) Controle e Liberdade do usuário.
D) Casamento entre o sistema e o mundo real.
E) Visibilidade do status do sistema.

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