felipe0387 23/09/2021 resposta:turais. Trabalham principalmente com o sentido de proteção u2013 para isso, exemplos são defumações, incensos e bênçãos. Os ritos eliminatórios são a comprovação de que já houve a u201cinfestaçãou201d do mal. Portanto, sua função clara é se utilizar do po- der da divindade para u201cmandar embora o mal ou o pecadou201d. Os ritos de purificação partem do princípio de que a pessoa faltou com alguma responsabilidade com o sagrado ou tem alguma culpa ou u201cmanchau201d, da qual precisa se libertar. A purificação ocorre, também, por meio do fogo e da água. Ainda podem ser feitas ofer- tas primiciais ou ritos sacrificiais com a intenção de purificação. Outros ritos: Ritos de repetição do drama divino: esses ritos buscam o resgate dos mitos divinos e sua atualização, com o efeito de identi- ficação e participação do homem no evento divino de forma atem- poral. Ritos de transmissão de força sagrada: englobam os ritos de consagração e a imposição de mãos, como modo de receber força e energia divinas. Ou ainda, segundo o ponto de vista antropológico: Ritos ligados ao ciclo da vida: são os chamados ritos de pas- sagem. Causam grande modificação do status do indivíduo perante a sociedade, pois é capaz de integrá-lo (nascimento, adolescên- cia) ou separá-lo da mesma (morte). Também englobam os ritos 84 Ensino Fundamental cíclicos, cuja importância é essencial em todas as religiões, e em torno dos quais se organizam os calendários. Incluem as festas da natureza (passagem das estações, colheita, plantio, entre outros) e também as festas de salvação, como Natal e Páscoa. Ritos de fundo sociocultural e religioso: incluem os ritos de gracejo e rebelião. São tentativas de se ridicularizar, contestar, a sociedade e suas condutas culturais e tradições. Funcionam como antítese, como num processo dialético histórico-crítico, ao estado das coisas instituído (tese, o que se afirma como verdadeiro). Ritos com conotação mística: são os ritos de meditação e transe, com ampla utilização em religiões mais primitivas, como a Santeria, o Vodu, o Xamanismo, entre outras. 6.3 RITOS DE PASSAGEM Entre os diversos tipos de ritos, um que merece consideração mais detalhada é o rito de passagem. Esse tipo de rito faz remissão ao desenvolvimento dos indivíduos durante a vida, o que pode ser interessante para contextualizar didaticamente a disciplina de Ensi- no Religioso, interconectando-a à educação escolar de forma geral e às experiências pessoais, particulares, dos educandos. O rito de passagem também remete, como nas mudanças dos ciclos vitais (infância u2013 adolescência; adolescência u2013 vida adulta; vida u2013 morte), a uma mudança de estado de consciência. Essa transformação, de estado de espírito, que pode vir naturalmente, igualmente pode ser incutida pela vontade, quando se tratar da necessidade do indivíduo, pelo menos momentaneamente, deixar de priorizar o plano material da existência para se postar perante a espiritualidade, como à sua sensibilidade de fé perante o Sagrado. Desta feita, simbolicamente, é necessário se retirar da munda- neidade do cotidiano físico, adentro a transcendência dos espaços sagrados, respeitando, por meio dos ritos u2013 que se tornam uma es- pécie de código de acesso u2013, a crença presente no espaço sagrado em questão.Explicação:
felipe0387
resposta:turais. Trabalham principalmente com o sentido de proteção u2013 para
isso, exemplos são defumações, incensos e bênçãos.
Os ritos eliminatórios são a comprovação de que já houve a
u201cinfestaçãou201d do mal. Portanto, sua função clara é se utilizar do po-
der da divindade para u201cmandar embora o mal ou o pecadou201d.
Os ritos de purificação partem do princípio de que a pessoa
faltou com alguma responsabilidade com o sagrado ou tem alguma
culpa ou u201cmanchau201d, da qual precisa se libertar. A purificação ocorre,
também, por meio do fogo e da água. Ainda podem ser feitas ofer-
tas primiciais ou ritos sacrificiais com a intenção de purificação.
Outros ritos:
Ritos de repetição do drama divino: esses ritos buscam o
resgate dos mitos divinos e sua atualização, com o efeito de identi-
ficação e participação do homem no evento divino de forma atem-
poral.
Ritos de transmissão de força sagrada: englobam os ritos
de consagração e a imposição de mãos, como modo de receber
força e energia divinas.
Ou ainda, segundo o ponto de vista antropológico:
Ritos ligados ao ciclo da vida: são os chamados ritos de pas-
sagem. Causam grande modificação do status do indivíduo perante
a sociedade, pois é capaz de integrá-lo (nascimento, adolescên-
cia) ou separá-lo da mesma (morte). Também englobam os ritos
84 Ensino Fundamental
cíclicos, cuja importância é essencial em todas as religiões, e em
torno dos quais se organizam os calendários. Incluem as festas da
natureza (passagem das estações, colheita, plantio, entre outros) e
também as festas de salvação, como Natal e Páscoa.
Ritos de fundo sociocultural e religioso: incluem os ritos de
gracejo e rebelião. São tentativas de se ridicularizar, contestar, a
sociedade e suas condutas culturais e tradições. Funcionam como
antítese, como num processo dialético histórico-crítico, ao estado
das coisas instituído (tese, o que se afirma como verdadeiro).
Ritos com conotação mística: são os ritos de meditação e
transe, com ampla utilização em religiões mais primitivas, como a
Santeria, o Vodu, o Xamanismo, entre outras.
6.3 RITOS DE PASSAGEM
Entre os diversos tipos de ritos, um que merece consideração
mais detalhada é o rito de passagem. Esse tipo de rito faz remissão
ao desenvolvimento dos indivíduos durante a vida, o que pode ser
interessante para contextualizar didaticamente a disciplina de Ensi-
no Religioso, interconectando-a à educação escolar de forma geral
e às experiências pessoais, particulares, dos educandos.
O rito de passagem também remete, como nas mudanças dos
ciclos vitais (infância u2013 adolescência; adolescência u2013 vida adulta;
vida u2013 morte), a uma mudança de estado de consciência. Essa
transformação, de estado de espírito, que pode vir naturalmente,
igualmente pode ser incutida pela vontade, quando se tratar da
necessidade do indivíduo, pelo menos momentaneamente, deixar
de priorizar o plano material da existência para se postar perante a
espiritualidade, como à sua sensibilidade de fé perante o Sagrado.
Desta feita, simbolicamente, é necessário se retirar da munda-
neidade do cotidiano físico, adentro a transcendência dos espaços
sagrados, respeitando, por meio dos ritos u2013 que se tornam uma es-
pécie de código de acesso u2013, a crença presente no espaço sagrado
em questão.
Explicação: