Leia os trechos a seguir: [...] Eu sou sincero. Plagiei semestre passado [...] eu sei que não é o caminho
correto, mas desde q não seja prejudicial na minha construção do conhecimento. Aconteceu em uma disciplina que não considerava importante para mim, já que o curso de letras é muito abrangente e então sei o q é de meu interesse, o que acredito que seja de importância para mim e devo tentar aperfeiçoarme; o que não era a disciplina na qual plagiei da net. (JL) (p. 359)“Uma coisa realmente deve ficar claro, os estudantes da universidade fazem o plágio conscientemente. Sabem que não devem, mas são seduzidos pela facilidade em conseguir um bom trabalho com o menor esforço. Porém, nada se compara ao prazer de se produzir um trabalho e ser reconhecido por aquilo que você foi capaz de fazer. Isso não tem preço!!! (CS)” (p. 367)
SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade?. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 357368, Aug. 2008 . Disponível em: http://www. SciELO. br/SciELO. php?script=sci_arttext&pid=S141 324782008000200012&lng=en&n rm=iso. Acesso em 31 Out. 2020.
Os entrevistados pela autora do texto, ambos universitários, nos oferecem depo¬imentos sobre a questão do plágio na universidade. Sobre o tema tratado, em articulação com a análise sobre o plágio escolha a alternativa correta.
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
O segundo relato demonstra um desconhecimento sobre o tema, afinal, a produção acadêmica não deve envolver nenhum traço de prazer ou subjetividade para sua boa execução.
No primeiro caso estamos diante de um equívoco do depoente, pois o plágio não deve ser enxergado como um pequeno desvio ou uma forma de sanar um trabalho de uma disciplina que se gosta menos, mas precisa ser entendido como um crime.
Os dois casos são fictícios, pois não expõe situações vividas em ambientes universitários.
O primeiro relato é uma prova concreta do modo como graduandos/as cometem o plágio, um pequeno desvio sem maiores consequências para a formação do acadêmico.
Os depoimentos precisam ser encarados como importantes chaves de leitura sobre o plágio no ambiente acadêmico. Enquanto o primeiro mostra que é uma prática aceitável, o segundo relato reforça que é permitido cometer o plágio em alguns momentos.
Creusacosta está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.