4) O que faziam os preconceitos socias com as mulheres

1 Resposta

  • Jvoliveiraneonpfex

    Entretanto, como ocorreu a história da mulher brasileira no mercado de trabalho? Bem, apesar desse evento histórico, a completa utilização da sua mão de obra demorou muito mais tempo para ser implementada.

    Somente em 1930, o decreto lei n° 24.417 versou sobre a situação das mulheres dentro do mercado de trabalho. Mesmo assim, somente na década de 40 que elas começaram a ocupar diferentes cargos, sendo isso impulsionado pelo aumento das siderúrgicas, petrolíferas, químicas, farmacêuticas e automobilísticas no país.

    Entretanto, a participação da mulher no mercado de trabalho ainda era muito pequena. De acordo com dados do censo demográfico do IBGE, em 1950, os homens representavam 80,8% da população economicamente ativa do país, enquanto que as mulheres apontavam somente 13,6% na pesquisa.

    As décadas seguintes foram marcadas pela evolução das mulheres no mercado de trabalho mesmo que de forma gradual. Nesse sentido, o movimento feminista foi importante por conseguir impulsionar a pauta da mulher que trabalha, visando diminuir o tabu que existia.

    Ainda, é importante trazer o valor da nova Constituição Federal de 1988. Com ela, foi autorizada a instituição da cidadania e dos direitos humanos para as mulheres brasileiras. Além disso, o país também passou a comemorar o dia Internacional da Mulher no dia 08 de março.

    As mulheres sempre buscaram por seu espaço dentro do mercado de trabalho e continuam lutando por um tratamento isonômico. A luta delas não para e nem deve diminuir. Ainda são inúmeras as discrepâncias de gênero.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.