Com a expansão da religião cristã pela Europa ocidental, a música foi uma forma de elevar a alma

humana e aproximá-la de Deus. Assim, o desenvolvimento da música ocidental na Idade Média está intimamente ligado à música religiosa. Nesse contexto, a busca por uma escrita adequada para música ampliou-se para sanar problemas de divulgação musical, já que a transmissão oral não permitia uma uniformidade na sua reprodução e interpretação. Com relação às manifestações musicais e à notação musical na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Antes da adoção do pentagrama, utilizava-se o tetragrama como referência para a fixação das alturas e do contorno melódico.
( ) As músicas das funções litúrgicas eram compiladas em livro denominado antifonário.
( ) No cantochão, os tipos de voz soprano, contralto, tenor e baixo se revezavam na condução da melodia, criando uma complexa teia polifônica.
( ) Os teóricos da Idade Média tinham preocupação com a altura absoluta dos sons, por isso, a notação do cantochão empregava alterações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V-V-F-F.
B V-F-V-F.
C V-V-V-F.
D V-F-F-V.

1 Resposta

  • Alves

    verdade

    Explicação:

    por que muito não tinha nada

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