Os instrumentos de corda dedilhada ou palhetada modernos, como o violão e a guitarra, chegaram em seu

formato atual somente no século xx. nos anos mais recentes houve uma série de experimentos com novos materiais e novas formas de construção, contudo sem atingir uma hegemonia na produção e nem na utilização.

o luthier andaluz antonio torres (1817-1892) é uma importante referência em relação à construção do violão. o formato do instrumento e disposição interna das madeiras do tampo (leque) possibilitou a inserção deste instrumento em novas possibilidades técnicas e estéticas lideradas, principalmente, por francisco tárrega (1852-1909) e miguel llobet (1878-1938).

veja um exemplo de violão construído por antônio torres, em 1864:

se voltarmos ao século viii, ao período da invasão moura na península ibérica, o instrumento ud foi parte integrante da influência cultural da cultura árabe nessa região, assim como na arquitetura, ciências e demais artes. deve-se a este fato o desenvolvimento dos instrumentos de corda dedilhada europeus dos séculos seguintes, como o alaúde. imagem de um ud construído pelo luthier armeno siragan matossian (jordania):

responda, a seguir, qual instrumento descendente do ud foi muito utilizado durante o renascimento espanhol. de acordo com a imagem a seguir:

escolha uma:

escolha uma:

a. alaúde

b. vihuela

c. liuto

d. viola-caipira

1 Resposta

  • larissamathiasolivei

    B vihuela claro ne cara

Clique aqui para adicionar a sua resposta.