Planejamento Estratégico para pequenas empresas “O planejamento estratégico é um processo utilizado

em grandes e pequenas empresas na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento. Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição. No entanto, ao invés de usar a intuição ou o “faro para os negócios”, deve buscar ferramentas para auxiliar na identificação de riscos e na tomada de decisões. Os instrumentos de planejamento estratégico podem ser usados tanto para os negócios que estão em expansão, quanto em crises ou que desejam inovar no mercado. Na verdade, não há um período específico (como o final ou início de ano) ou um tempo mínimo de existência para desenvolver o planejamento estratégico. Cada empreendedor deve avaliar o estágio atual da organização e refletir sobre o que sua empresa quer ser quando crescer.

O primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizado juntamente com os líderes e colaboradores internos. Os instrumentos que normalmente são utilizados na avaliação de empresas são:
• demonstrativos de resultados (DRE);
• fluxos de caixa;
• balanços patrimoniais;
• OKRs;
• pesquisas de mercado e concorrência;
• aplicação de diagnóstico empresarial; etc.

Análise SWOT: uma ferramenta que pode ser aplicada para desenvolver o planejamento estratégico da empresa é a análise SWOT – sigla que vem do inglês e significa, Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T). A metodologia consiste em identificar tais características que são listadas de forma simplificada em quadros separados, em uma folha de papel ou no computador, dando maior visibilidade a cada um dos itens. Essa técnica pode ser aplicada para objetivos gerais ou específicos da organização. Com a análise SWOT, os gestores e colaboradores do negócio devem estabelecer ações realistas e metas objetivas, para o aperfeiçoamento dos pontos fracos e minimização de riscos. É essencial, ainda, determinar um tempo de execução e um limite para avaliação das ações.

Um dilema comum entre microempreendedores e pequenos empresários é a relação entre a vida pessoal e as atividades profissionais desempenhadas. No momento de projetar o futuro da organização, o empreendedor não deve ignorar seus planos e objetivos pessoais. Na verdade, ter o próprio negócio é uma forma de possibilitar a realização de sonhos próprios que podem motivar a criação de um empreendimento, ou mudanças na organização. Ao estabelecer os objetivos e metas para determinado período de tempo, o empreendedor deve considerar questões pessoais como:
• tempo de descanso;
• férias;
• cuidado da família;
• atenção à saúde;
• expectativa de remuneração;
• tempo para formações adicionais, como especializações e etc.”

Com base no texto, responder as seguintes perguntas:
1. Explique para que serve o Planejamento Estratégico para a pequena e média empresa, quando deve ser utilizado e cite duas ferramentas utilizadas para avaliar seu negócio.

2. Explique o que é possível identificar na Análise SWOT e cite 2 questões que devem ser consideradas pelo empreendedor ao elaborar o Planejamento Estratégico, para que sua vida pessoal não entre em conflito com sua vida profissional.

RESPONDER

rodrigovtrn está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.