Preciso de uma pesquisa, sobre modelos atômicos é uma sobre fontes, e tipos de energia, se alguém
poder me ajudar por favor??? (Conteúdo é sobre ciências, como não achei ciências botei outra matéria, ali embaixo )
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ClayverSantos17
A palavra átomo vem do grego e significa indivisível. Como você já deve ter percebido, o seu conceito está atrelado ao conceito de matéria, que é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Sendo assim, a não divisibilidade da matéria em um certo ponto foi o que inspirou os modelos atômicos, que foram baseados em experimentos feitos por alguns cientistas.
Estrutura de um átomo
Sabemos hoje que o átomo é dividido em duas partes. A primeira é o núcleo, no qual temos:
Prótons, que são elementos constituídos de massa e que possuem uma carga positiva;
Nêutrons, que são elementos que possuem massa e uma carga nula.
A segunda parte é a eletrosfera, onde existe apenas uma partícula, que são os elétrons:
Elétrons possuem massa desprezível, portanto, é considerada zero, e carga negativa.
Para que a estrutura do átomo seja equilibrada, a quantidade de prótons tem que ser igual a de elétrons. Dessa maneira, ela deve conter pelo menos um próton e um elétron (isso acontece apenas com o hidrogênio, que não contém nêutrons em seu núcleo).
Quando Demócrito e Leucipo apresentaram a teoria atômica 500 anos a.c., seus pensamentos não foram aceitos pela comunidade grega daquele período. Só depois de dois mil e trezentos anos é que os primeiros modelos atômicos começaram a surgir.
Durante esse tempo, as civilizações acreditavam que a matéria era formada de terra, ar, água e fogo, os quatro elementos principais da natureza. A sua divisibilidade não era discutida, mas isso mudou quando John Dalton apresentou uma estrutura, que representaria a sua menor parte, o átomo.
De Dalton até Schrodinger, muita coisa mudou! Então vamos conhecer agora como surgiram e como evoluíram os modelos atômicos até os dias atuais!