(ENADE, 2017) Para se defender uma educação musical que contribua para a expansão - em alcance e qualidade-da experiência artística e cultu...

(ENADE, 2017) Para se defender uma educação musical que contribua para a expansão - em alcance e qualidade-da experiência artística ecultural de nossos alunos, cabe adotar uma concepção ampla de música e de arte que procure apreender todas as manifestações musicais comosignificativas, evitando-se, portanto, deslegitimar a música do outro e impor uma única visão da arte (PENNA, 2012). A partir do textoapresentado, avalle as afirmações a seguir:I- A música erudita deve ser priorizada no currículo escolar devido a sua tradição histórica e àvariedade de repertório. Il-0 ensino de música popular nas universidades provoca o engessamento do desenvolvimento e a perda danaturalidade desse gênero musical. III-A aproximação das práticas musicals populares e eruditas traz, como benefícios, a aquisição deconhecimentos teóricos e artísticos. IV-A oposição de natureza política e ideológica na dicotomia erudito-popular é objeto de discussãoadequado para o ámbito da educação musical. V-O professor, ao pretender atuar em um contexto cultural que não lhe é familiar, devedesenvolver estratégias específicas que considerem a realidade desse contexto. É correto apenas o que se afirma em: FONTE: PENNA, M.Música(s) e seu ensino Porto Alegre: Sullna, 2012A) l,lleVB) I,IV eVC) II, III e IVD) III, IV eV

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