0,15 em 0,15 pontos Lemke (2010) distingue dois paradigmas de aprendizagem: o paradigma de aprendizagem

0,15 em 0,15 pontos Lemke (2010) distingue dois paradigmas de aprendizagem:

o paradigma de aprendizagem curricular é dominante em instituições tais como escolas e universidades. O paradigma curricular assume que alguém decidirá o que você precisa saber e planejará para que você aprenda tudo em uma ordem fixa e em um cronograma fixo. Este é o paradigma do capitalismo industrial e da produção de massa baseada na fábrica. Desenvolveu-se simultaneamente a eles e em acordos filosóficos muito próximos; dá suporte às suas redes mais amplas de emprego e carreira e se assemelha a eles em autoritarismo, planejamento de cima para baixo, rigidez, escala econômica e incompatibilidades gerais ao novo mundo baseado no 'capitalista veloz'. Por parte dos alunos, há ampla recusa e resistência, e seus resultados finais promovem pouco mais de utilidade demonstrada no mundo não acadêmico do que promovem alguns letramentos textuais e certificados de membro da classe média.
O paradigma da aprendizagem interativa domina instituições como as bibliotecas e os centros de pesquisa. Assume-se que as pessoas determinam o que elas precisam saber baseando-se em suas participações em atividades em que essas necessidades surgem e em consulta a especialistas conhecedores; que eles aprendem na ordem que lhes cabe, em um ritmo confortável e em tempo para usarem o que aprenderam. Este é o paradigma da aprendizagem das pessoas que criaram a internet e o ciberespaço. É o paradigma mais do acesso à informação do que da imposição à aprendizagem. É o paradigma de como pessoas com poder e recursos escolhem aprender. Seu resultado final é geralmente satisfatório para o aprendiz e frequentemente útil para os negócios ou para a academia. Este é talvez também o paradigma do 'capitalismo veloz' (GEE, 1996), em que as economias baseadas na produção e circulação de informações favorecem a mudança rápida de grupos de trabalho de indivíduos flexíveis engajados em projetos que produzem resultados na hora certa [just in time] para consumidores de nichos mercadológicos. E tende a produzir menos 'aprendizagem comum' entre os membros da sociedade, favorecendo a especialização em educação de artes liberais. (LEMKE, 2010, pp. 9-10)

LEMKE, J. Letramento metamidiático: Transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 49/2. Campinas, SP: DLA/IEL/UNICAMP, 2010, p. 1-17. Disponível em: http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S010 3-18132010000200009&lng=en& nrm=iso&tlng=pt.

Fundamentando-se em Lemke (2010) analise as seguintes assertivas quanto à VERACIDADE – V para verdadeiro e F para Falso:

I. O paradigma curricular foi estabelecido de acordo com a sociedade capitalista industrial e tem como norteador programas de conteúdos bem delimitados.

II. Tanto o paradigma curricular quanto o paradigma da aprendizagem interativa são orientados por competências.
III. O paradigma da aprendizagem interativa propõe que os alunos aprendam a buscar e a traçar seus próprios percursos formativos.

IV. A organização do currículo por competências aproxima-se do paradigma da aprendizagem interativa por valorizar o saber-fazer.

As assertivas I, II, III, e IV são, respectivamente:

RESPONDER

jvskateboard está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.