06-leia com atenção o fragmento do texto abaixo: o impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro,
06-leia com atenção o fragmento do texto abaixo:o impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. esse impulso sempre existiu entre garçons, médicos, cocheiros, artistas, prostitutas, funcionários corruptos, soldados, ladroes, cruzados, jogadores e mendigos- ou seja, em toda espécie e condições de pessoas, em todas as épocas, em todos os países da terra, onde quer que, de alguma forma, se apresentou ou se apresenta, uma possibilidade objetiva para isso.
agora, contudo, o ocidente desenvolveu uma gama de significados do capitalismo e o que lhe dá consistência- tipos, formas e direções- que nunca antes existiram em parte alguma . o ocidente, todavia veio conhecer, na era moderna, um tipo amplamente diverso e nunca antes encontrado de capitalismo: a organização capitalística racional assentada no trabalho livre.
weber, m. a ética protestante e o espírito do capitalismo. são paulo: martin claret, 2001 (adaptado).
de acordo com a análise do trecho citado acima, podemos concluir que max weber:
escolha uma:
a. evidencia o caráter do lucro como um castigo e punição divina.
b. destaca o caráter inédito do capitalismo, em que existe a busca do lucro associada a uma racionalidade não encontrada anteriormente.
c. realiza uma crítica ao capitalismo pela forma como leva as pessoas a buscarem lucro acima de tudo.
d. mostra a contradição existente no sistema e a necessidade de superação dessa contradição.
ate dia 28/02/2017
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
pohameeeeu
Bom dia!
Diferente de Karl Marx, Weber leva em conta as características socio-culturais dos modelos econômicos, não restringindo-se aos aspectos puramente financeiros. Weber vai indicar, portanto, que as práticas de propriedade e geradoras de lucro tomaram, no ocidente cristão, principalmente após a ascensão do protestantismo, um caráter racional de troca do trabalho livre por uma quantia de salário determinada.
b. Destaca o caráter inédito do capitalismo, em que existe a busca do lucro associada a uma racionalidade não encontrada anteriormente.
Abraços!