1) A Arte como um componente da área de Linguagens e suas Tecnologias não se pode tornar somente uma

ferramenta pedagógica, assessória, que será usada para ajudar a entender conceitos de Língua ou Literatura. Isso porque a Arte possui seus próprios conceitos, seus próprios objetos de conhecimento, a partir dos quais se desenvolvem habilidades específicas, diferentes das de Língua.

No entanto, a realização de projetos que integrem essas duas unidades temáticas – Língua e Arte – pode propiciar uma experiência bastante produtiva no desenvolvimento de habilidades específicas das duas subáreas. Tendo em vista essa possibilidade de integração e interdisciplinaridade, avalie as seguintes situações:

I – Os alunos são apresentados a alguns textos dramáticos na aula de Língua Portuguesa e, depois, são orientados a realizarem uma leitura atenta, a partir da qual precisam fazer inferências, identificar aspectos textuais e linguísticos e perceber estruturas textuais comuns a esses gêneros textuais escritos. Em seguida, deverão pesquisar vídeos no Youtube em que possam ver peças teatrais sobre esses textos dramáticos, observando as adaptações feitas entre o texto escrito e o texto falado. Por fim, os alunos devem escrever pequenos textos dramáticos que serão corrigidos e dramatizados em sala de aula.

II – Os alunos assistem vídeos com apresentação teatral na aula de Artes, sendo convidados a observarem aspectos como o cenário, a caracterização dos personagens, a movimentação pelo espaço cênico, os gestos e as expressões etc. Em seguida, realizam pesquisas sobre outros elementos cênicos importantes, conhecem o processo de criação e refletem sobre a relação entre o teatro e a cultura. A sequência de aulas culmina com a produção de esquetes pelos grupos de alunos que deverão se apresentar para os alunos de outras turmas no teatro da escola.

III – Os alunos são apresentados aos textos dramáticos escritos na aula de Português e, depois, assistem algumas esquetes na aula de Artes. O professor de língua estrangeira também apresenta alguns textos teatrais escritos de outros países e convida os alunos a pesquisarem vídeos de peças de teatro. Em cada disciplina, os alunos realizam atividades que desenvolvem habilidades específicas de cada subárea e, ao fina, deverão fazer uma apresentação teatral a ser apresentada para toda a escola e que será avaliada pelas três disciplinas envolvidas.

Podemos considerar que a integração correta das duas unidades temáticas da área de Linguagens, fazendo interagir conceitos e habilidades, está representada em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
I e II, apenas.

e)
II e III, apenas.

2)
A BNCC apresenta-se como um documento que estabelece as orientações curriculares mínimas e necessárias a todas as instituições que oferecem educação básica no país. No que se refere à área de Linguagens e suas tecnologias, além de competências gerais, também são apresentadas as competências específicas, que orientam o trabalho tanto com a língua materna quanto com a língua estrangeira.

Desse modo, podemos entender que, para garantir que nossa prática docente esteja em conformidade com a BNCC, precisamos

Alternativas:

a)
restringir nossa abordagem teórica e metodológica ao que impõe a BNCC.

b)
planejar aulas que priorizem as competências da BNCC em detrimento dos conteúdos.

c)
organizar e ministrar nossas aulas seguindo exatamente as orientações explicitadas na BNCC.

d)
entender as concepções de língua/linguagem que fundamentam a abordagem dada pela BNCC.

e)
garantir que os alunos conheçam todas as competências gerais e específicas indicadas na BNCC.

RESPONDER

Aryadne Santtos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.