1) ainda no século xix, a europa não conhece a maior parte do continente africano. com exceção do norte,

1)
ainda no século xix, a europa não conhece a maior parte do continente africano. com exceção do norte, banhado pelo mediterrâneo e berço das antigas civilizações, o deserto do saara esconde a áfrica tropical que fornece, há séculos, ouro, marfim e, principalmente, escravos. no entanto, a áfrica tem um modelo de educação muito diferente da educação europeia e, inclusive, da nossa educação brasileira - já que somos que o nosso modelo foi influenciado pela escola europeia. na áfrica, tudo é "história". a grande história da vida comporta seções que serão, por exemplo: a história das terras e das águas (a geografia), a história dos vegetais (a botânica e a farmacopeia), a história dos "filhos do seio da terra" (a mineralogia), a história dos astros (astronomia, astrologia) etc. estes conhecimentos são sempre concretos e dão lugar a utilizações práticas. que tipo de educação é desenvolvida na áfrica?

alternativas:

a)
a educação, neste caso, significa transmitir os saberes, as tradições e os diversos conhecimentos produzidos por gerações passadas, para que os mais novos possam garantir a produção e reprodução da vida social.

b)
essa é uma educação em que o ancião se torna um educador social transmitindo o conhecimento de maneira sistemática e normatizada por um órgão do governo local que determina o que será aprendido pelas outras gerações.

c)
essa educação é mais atrasada que a formal, pois é aquela dos povos tribais que não conhecem a escrita e por isso não têm condições alguma de transmitir conhecimentos, mas sim a reprodução de mitos e crenças.

d)
essa educação não desenvolve adequadamente a abstração das crianças por partir de um conhecimento mais concreto de modo que acaba não contribuindo para a aquisição do chamado conhecimento científico.

e)
é uma educação que não efetua a classificação das coisas do mundo, por isso não é científica e não tem a intenção de que a cultura seja produzida e reproduzida pelos mais novos dando continuidade à identidade e sobrevivência daquele grupo.

1 Resposta

  • Alves

    Letra A.

    A educação existente na África se difere de qualquer modelo vigente (brasileiro ou europeu), uma vez que reproduz as histórias de todas as disciplinas, para que promova a conscientização do passado aos alunos.

    Dessa forma, se tornarão capazes de evitar os erros e direcionar suas ações para a melhoria da qualidade de vida de seu povo, através da luta pelas minorias e por uma sociedade mais democrática.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.