1) assim, a infância cai no colo de um momento de nossa história chamado época das luzes, ou deste período

um dos maiores nomes é com o a obra inaugura o que poderíamos dizer de um manual do adulto para a criança, ensinando a lidar com esse ser e pensar os meios para levá-la a uma a um processo de

pensando sobre o recorte acima, preencha a opção que completa o pensamento.
a positivismo, locke, livro de emilio, educação, controle.
b iluminismo, rousseau, livro de emílio, pedagogização, disciplinamento.
c n. r.a. (nenhuma das respostas acima).
d modernidade, marx, socialismo, ação, comportamento.
2) o que é a utopia pedagógica para schérer?

a é um modo cultural no qual algumas pessoas não conseguem lutar diante de um fracasso escolar.
b as massas constituem uma matéria resistente para a ação política, cuja tarefa constituirá, portanto, em educá-las. duplo princípio que orienta o círculo vicioso do poder, que designo como utopia pedagógica, quer dizer, a ideia de uma reforma social pela educação, a ideia de que seria possível formar um homem capaz de construir uma sociedade diferente. assim, a utopia pedagógica é apenas outra face da utopia política que, por sua vez, está sempre não só acompanhada por pedagogia, mas ela própria é pedagógica; eis o que, aliás, já sabemos desde platão.
c um descrédito com a educação a ponto dele não acreditar que deve haver alguma intervenção em prol da educação para as crianças.
d um mero discurso teórico que não condiz com a prática social da infância.
3) além disso, as brincadeiras de que envolve o lúdico tem perdido espaço para a avalanche de tarefas que a escola impõe sobre os pequenos ombros infantis, sem contar o enrijecimento do corpo. logo, o brincar de proporciona às crianças não apenas a oportunidade de começar de onde elas “estão” atualmente, como também de usar suas experiências reais e imaginárias para a linguagem e a aprendizagem. todas as crianças se deliciam ao vestir de roupas e assumir o papel imaginado de uma outra pessoa, especialmente daqueles personagens do mundo adulto que elas tentam compreender através de sua emulação.

qual brincadeira está escondida nesta citação?
a vídeo game.
b pular corda
c pique esconde.
d faz-de-conta, faz-de-conta.
4) as brincadeiras que envolvem o contato com a natureza são importantes para o processo de ensino-aprendizagem da criança. por quê?
a porque na natureza não existe liberdade de expressão corporal, de sensibilidade.
b n. r.a. (nenhuma das respostas acima).
c porque as crianças podem aprender a como controlar os fenômenos da natureza, quantificando o máximo possível dos elementos da terra e da água.
d porque o que se aprende com a natureza, em contato direto com o mundo, não se resume ao que se pode organizar racionalmente, de modo anteriormente planejado. trata-se, então, de considerar as intervenções criativas das crianças, seus interesses presentes, pois é possível definir o que se ensina, mas jamais o que se aprende. assim, as vivências ao ar livre, os passeios no entorno podem ser entendidos como possibilidades de aprendizagens de corpo inteiro, em que são incluídas a atenção curiosa, a contemplação, as sensações, as emoções, as alegrias!
5) o que schérer (1982) pensa a respeito da neutralidade?
a a neutralidade para o autor é benéfica para a educação, tendo em vista que não devemos mesmo nos posicionar diante dos problemas sociais que possam vir a emergir em sala de aula.
b que sabemos que a neutralidade é simplesmente a forma pedagógica da ideologia burguesa, logo, a escola é um espaço de classe e esta busca se isentar de tocar em temas que a coloquem em dúvida enquanto uma instituição que serve a uma determinada classe e reproduz seus interesses.
c que a neutralidade não serve a nenhuma classe, nenhum grupo de poder.
d que a neutralidade é uma questão individual e que cabe a cada um de nós escolhermos como vamos agir em sala de aula, em relação à educação.

1 Resposta

  • Elen

    resposta:3 Faz de conta

    Explicação:

    O brincar é lúdico e atua no desenvolvimento maturacional

Clique aqui para adicionar a sua resposta.