1. “[...] quanto maior é o contato com a arte, maior a bagagem Simbólica para ‘representar’ e, consequentemente,

compreender as minúcias do senti-mento”. (DUARTE JR, 1988, p. 106)
O trabalho com as categorias do conhecimento sensível é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento artístico e cultural. Sobre essas categorias, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) e falso (F):
( ) A percepção inicia-se em um processo de pura sensibilidade, em que a mobilização interior leva a pessoa a criar mergulhada no próprio incons-ciente.
( ) Intuição é a capacidade de construir ideais por meio das informações
internalizadas pelos indivíduos.
( ) Emoção serve como um sistema primário de aviso. São significativas, ficam armazenadas no banco de memória emocional e são parte da racionalidade.
( ) Imaginação: é um pensar específico sobre um fazer concreto. Nasce do
interesse e do entusiasmo.
Após identificar quais afirmações são verdadeiras e quais são falsas, assinale a alternativa correta:
a. V – F – F - V.
b. F – F – V - F.
c. F – F – F - V.
d. F – V – V - V.
e. F – F – F - F.
2.Projeto “Arte que Liberta” exibe obras de arte no CPP de Jardinópolis
No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinó-polis o projeto teve início em 8 de abril, com a palestra ‘Narrativas de Uma Vida: Um Pintor, Um Tempo, Um Lugar’, ministrada pela museóloga Angélica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari. Quatrocentos reeducandos participaram e puderam conhecer sobre a vida do pintor e artista plástico brasileiro Cândido Portinari, nascido em Brodowski, interior de São Paulo, cidade onde se localiza Museu.
A palestra contou com materiais de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que, por meio de um universo acessível e recursos multissensoriais, puderam conhecer as obras dos artistas parceiros do museu através do toque das mãos.
‘Arte que Liberta’ faz alusão à realidade do homem em cárcere e à liberdade que a arte e conhecimento oferecem. ‘São projetos como este que desconstroem a criminali-dade e aprofundam o diálogo ressocializador, por meio da arte e suas manifestações, pois esta não conhece limites; se faz um exercício legítimo de cidadania para quem cria e para quem observa e aprende o fazer artístico”, ensina a diretoria da unidade. (DANIEL, 2016, [s. p.])
Sobre a atuação do pedagogo nos espaços de educação não formal, como nos sistemas penitenciários, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I. O papel do pedagogo converge com a necessidade de discussão dosprocessos de ensino e aprendizagem da arte também nos ambientes de educação não formal.
PORQUE
II. Indiferentemente dos espaços em que o pedagogo ou o professor de arte vai atuar, é importante que a essência do ensino da arte seja preservada, evitando que esse trabalho, que envolve uma área de conhecimento específica, não assuma caráter terapêutico.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justifica-tiva da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justi-ficativa da I.
c. A asserção I é verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verda-deira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

3.[...] a habilitação acadêmica, por si só, não é suficiente para preparar o educador para realizar um trabalho de qualidade nesse campo de ensino. Em alguns casos, os profissionais com formação acadêmica trazem vivências e atitudes próprias da escola formal que não adaptam a essa esfera pedagógica, dificultando a sua atuação. A realidade observada aponta para a necessidade de os cursos de licen-ciatura em Artes elaborarem currículos mais adequados à realidade do mercado de trabalho e que ofereçam conhe-cimentos e treinamentos que habilitem os alunos a atuar adequadamente em espaços especiais, e não apenas nas escolas regulares. (CARVALHO, 2008, p. 112 apud NAKASHATO, 2012, [s. p.])
Os projetos que envolvem arte e educação não formal estão ganhando força e espaço. Sobre essa categoria, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A educação não formal não tem o caráter formal dos processos escolares, normatizados por instituições superiores oficiais e certificadoras de titularidades.
( ) A educação não formal não difere da educação formal porque ambas possuem uma legislação nacional que normatiza critérios e procedi-mentos específicos.
( ) A educação não formal lida com outra lógica nas categorias espaço e tempo, dada pelo fato de não ter um curriculum definido, a priori, seja quanto aos conteúdos, temas ou habilidades a serem trabalhados.
( ) A educação não formal contribui para a produção do saber na medida em que atua no campo em que os indivíduos atuam como cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. V-V-V-V.
b. F-V-F-V.
c. V-F-V-V.
d. F-F-V-V.
e. V-V-V-F.

1 Resposta

  • dailaneazevedo

    1) Para muitos ter bens materiais ou ter grandes realizações é o significado de felicidade, porém Aristóteles vêm mostrar que essas coisas até pode trazer uma sensação, mas não são esses fatores a causa da felicidade. A felicidade é um bem em si,ela não depende de outros fatores ela é um bem que conquistamos mentalmente por ela mesma

    2) o trecho quer dizer que o homem não vive sem se relacionar com outros indivíduos, e muitas vezes a amizade ou o carinho de outra pessoa é motivo de felicidade para o ser humano

Clique aqui para adicionar a sua resposta.