1) sabe-se que a educação, em suas diversas modalidades, busca atender às necessidades de aprendizagem

dos indivíduos por meio de metodologias e práticas que se ajustem ao contexto do indivíduo. a neuropsicopedagogia nesse contexto ocupa-se:
a) dos indivíduos com dificuldades de aprendizagem e de relacionamento pessoal e que possuem disfunções neurais que são consequentes de lesão neurológica.
b)somente dos aprendizes com dificuldades de aquisição de linguagem sem preocupar-se com as disfunções cerebrais.
c) dos processos de ensino-aprendizagem, integrando somente a avaliação no plano individual.
d) apenas da análise dos processos motores e sensoriais de adultos e crianças com problemas de discalculia.

2) a neurociência, uma das áreas que compõe a neuropsicopedagogia, se ocupa em compreender o sistema nervoso e suas relações com a fisiologia do organismo em geral, incluindo a relação entre o cérebro e comportamento. com relação à educação pode-se dizer que a neurociência:
a) contribui para um melhor entendimento sobre o funcionamento do cérebro no que diz respeito ao processamento de novas informações, proporcionando ao professor ferramentas para criar estratégias que funcionam melhor para a aprendizagem.
b) promove estudos e pesquisas relacionados somente aos processos educativos, pois são processos que sofrem constantes mudanças e novas concepções surgem e são reformuladas de acordo com a área pedagógica.
c) tem como principal característica o seu caráter psicossocial, cujo objeto principal de estudo é a educação. recebe influências de diversas ciências, como a filosofia, a história e a medicina.
d) compreende cinco disciplinas: neurociência molecular, neurociência celular; neurociência educativa, neurociência epistêmica e neurociência fisiológica.

3) a neuropsicopedagogia clínica atua em situações nas quais o indivíduo apresenta problemas no processo de aprendizagem, visando obter informações mais detalhadas sobre o processo de aprendizagem de cada indivíduo. são características neuropsicopedagogia clínica:
a) atuar em equipe multiprofissional, avaliar e intervir em crianças e adolescentes com dificuldades , porém necessitará de supervisão clínica.
b) atua exclusivamente em ambientes e/ou instituições de atendimento coletivo.
c) atende pacientes hospitalizados, juntamente com médicos, para o restabelecimento da saúde física e mental do indivíduo.
d) atua em penitenciárias, asilos, creches e centros de atendimento. elabora programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

4) alexander romanovich luria, considerado o pai da neuropsicologia, fez pesquisas relevantes sobre o funcionamento do cérebro e a sistematização dos conhecimentos. sobre seu principal estudo sobre esse tema pode-se dizer:
a) era uma observação meticulosa de pacientes com lesões cerebrais adquiridas durante a segunda guerra mundial, a partir dessa observação desenvolveu a teoria das funções cerebrais com bases neurológicas do comportamento.
b) realizava o processo de trepanação em soldados da segunda guerra, que tinham lesões cerebrais sérias, e a partir desses procedimentos fez um levantamento sobre as alterações comportamentais dos indivíduos.
c) esse estudo deu início, de certa maneira, a interação entre a pedagogia e a neurociência.
d) era um estudo voltado para o comportamento dos soldados que retornavam dos campos de batalha com sérios ferimentos no corpo e na cabeça.

5) para ventura (2010,p.123), a neurociência possui uma importante interface com a educação, psicologia cognitiva e pedagogia em uma abordagem transdisciplinar. essa transdisciplinaridade se caracteriza:
a) pelo estudo do sistema nervoso, cérebro e comportamento, dos mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, linguagem e comunicação.
b) somente pelo estudo e observação do comportamento de alunos com transtornos de aprendizagem.
c) pela intervenção nos processos comportamentais oriundos de problemas psicológicos de origem social.
d) apenas pela observação dos pacientes adultos com problemas neurológicos e comportamentais.

1 Resposta

  • XXXTh

    Explicação:

    A Neuropsicopedagogia é um campo do conhecimento que compartilha de modo harmonioso com outros conhecimentos e princípios de diferentes elementos das Ciências Humanas: Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, entre outras, compreendendo o erro apresentado pelo sujeito na técnica de construção do seu conhecimento, de uma aprendizagem significativa e suas interações como razões relevantes no desenvolvimento das competências cognitivas. Ou seja, neurociência anda junto com outros saberes e ciências, complementando os conhecimentos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.