1) se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto
de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. no interior dessa discussão, pode-se inferir que: i. em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade. ii. as relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos oficial, oculto e em ação. iii. na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes. iv. no sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade. estão corretas as afirmativas: alternativas: a)apenas i e ii b)apenas i, ii e iii. c)apenas i, ii e iv. d)i, ii, iii e iv. e)apenas i e ii 2) a educação encontra-se em um período de transição “paradigmática”, passando do paradigma conservador para o paradigma da complexidade, conforme os estudos de autores contemporâneos como fritjof capra, edgar morin e marilda behrens. a respeito do paradigma da complexidade, analise os itens a seguir: i. o paradigma da complexidade é uma forma mecanicista de perceber o homem e o processo educativo. ii. no paradigma da complexidade o aluno aprende a partir de modelos expostos pelo professor. iii. na perspectiva da complexidade, o papel da educação não é o de transformação da sociedade, mas o de sua conservação e reprodução por meio da adaptação dos indivíduos à vida social. iv. o paradigma da complexidade parte da perspectiva de que a educação deve estar a serviço da unidade, da humanização do homem e de sua autonomia, da produção do conhecimento. v. no paradigma da complexidade, a função da escola é a de transmitir saberes eruditos, acumulados no decorrer da história da humanidade e sistematizados pela ciência, com rigorosa disciplina. assinale a alternativa correta: alternativas: a)apenas os itens i e ii estão corretos. b)apenas os itens i e iv estão incorretos. c)apenas os itens i, ii e iii estão incorretos. d)apenas o item iv está correto. e)todos os itens estão corretos. 3) edgar morin (2002) divulga que existem sete “saberes” fundamentais, que toda a educação do futuro deveria tratar, em qualquer sociedade e em qualquer cultura. sobre esses saberes, analise os itens a seguir: i. o conhecimento deve ser tratado, em sua totalidade e complexidade, como parte de um contexto. ii. o ser humano é, ao mesmo tempo, um ser físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. iii. é preciso ensinar a enfrentar os imprevistos, o inesperado, as incertezas. iv. é uma finalidade ética no novo milênio entender a humanidade como uma comunidade planetária. v. não há conhecimento ameaçado pelo erro e pela ilusão. assinale a alternativa correta: alternativas: a)apenas os itens i, ii, iii e v estão corretos; b)apenas os itens i e iii estão corretos; c)apenas os itens iv e v estão incorretos; d)apenas os itens i, ii, iii e iv estão corretos; e)todos os itens estão corretos. 4) o relatório para a unesco da comissão internacional sobre educação para o século xxi, presidida por jacques delors, destaca quatro grandes pilares fundamentais para a educação e também contribui para uma reflexão em torno das políticas e dos atores educacionais. a respeito desse relatório, é correto afirmar: alternativas: a) a educação não acontece ao longo de toda a vida; b) “aprender a viver juntos” é um dos pilares da educação; c) “aprender a fazer” significa somente adquirir uma formação profissional; d) para “aprender a ser” é importante privilegiar somente a inteligência interpessoal e negligenciar as demais; e) o “aprender a conhecer” implica a fragmentação do currículo escolar. 5) assinale a alternativa que não faz parte dos “sete saberes necessários à educação do futuro”, propostos por morin (2002): alternativas: a)é desnecessário inserir na educação o estudo das disposições tanto psíquicas quanto culturais, que conduzem o conhecimento ao erro ou à desilusão. b)a condição humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino. c)é indicado ensinar a trajetória da era planetária que começa com o estabelecimento da comunicação entre todos os continentes no século xvi
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flavio3324
algiem conseguiu presizo muito por favor