1) Segundo Wille (2019), “o conceito de “Grupo Escolar” surgiu em São Paulo no ano de 1893. A

1)
Segundo Wille (2019), “o conceito de “Grupo Escolar” surgiu em São Paulo no ano de 1893. A palavra “grupo” indicava a reunião das antigas escolas isoladas de uma localidade. O modelo acabou se consolidando pelo Brasil. Eram escolas simples, a maioria de madeira, com salas de aula, sala de professores, pátio e secretaria. Não havia nenhum recurso a mais do que o quadro negro. E era no próprio grupo escolar que as novas professoras aprendiam a profissão. A construção e manutenção era dos estados ou das prefeituras municipais. Na falta de material didático, os professores escreviam no quadro negro o conteúdo que copiavam de livros ou cartilhas. Ou faziam longos ditados. A maior parte do tempo era utilizada para copiar. Muito tempo passou, mas o antigo modelo pouco mudou no interior do Brasil”.

A foto, a seguir, mostra o Grupo Escolar Senador Flaquer, em 1957.

GRUPO ESCOLAR SENADOR FLAQUER, EM 1957

Grupo Escolar datado de 1957

Foto da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em São Paulo (1957).

Em contraste com o “Grupo Escolar” de 1893, segue notícia:

“O ano de 2018 começa cheio de novidades no Colégio São Joaquim, e uma delas é a lousa digital. O Colégio traz mais uma inovação para enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos. A partir do ano que vem todas as salas de aula contarão com lousas digitais. A lousa será utilizada com os alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, possibilitando assim, maior interação e interatividade dos conteúdos e disciplinas nas aulas”.

A imagem, a seguir, mostra a lousa digital, em sala de aula, mencionada no texto.

SALA DE AULA DO COLÉGIO SÃO JOAQUIM

Sala de aula do colégio São Joaquim

COLÉGIO SÃO JOAQUIM (2017).

Wille (2019) cita, no primeiro parágrafo do texto, que “muito tempo passou, mas o antigo modelo pouco mudou no interior do Brasil”. Considerando a frase de Wille (2019), analise as afirmativas a seguir.

I. A lousa digital é uma inovação e vai demorar para chegar nas escolas públicas do interior do país.

II. Se nas capitais já é difícil implantar o que é exigido nas Leis, Decretos e LDB, imagina, então, as escolas públicas do interior?

III. Muitas escolas se modernizaram e estão, até, implantando a Educação 4.0, mas essa inovação vai demorar para chegar nas escolas públicas do interior do país.

IV. As escolas públicas do interior do país, principalmente no nordeste, muitas ainda não tem nem saneamento básico. As escolas são de madeira, o piso é de terra e o telhado, em sua maioria, nem tem telha. O banheiro fica localizado na área externa da escola.

V. No interior do país, as escolas públicas, em sua maioria, pararam no tempo: estão parecidas com as escolas de 1893: falta material didático para os alunos, os professores ainda utilizam giz para escrever no quadro “negro” e os alunos passam o tempo todo da aula copiando a matéria do quadro.

WILLE, José. O antigo modelo de Grupo Escolar. Portal Memória Brasileira. Disponível em: . Acesso em: 24 jan. 2019.

É correto o que se afirma em

Alternativas:

a)
I, II, III e IV, apenas.

b)
II, IV e V, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
III e V, apenas.

e)
I, II, III, IV e V

1 Resposta

  • Nicolle

    A alternativa correta é a letra B: II, IV e V, apenas.

    As escolas do interior do país não têm a mesma estrutura de escolas da capital, isto fica notório quando alunos têm que estudar em lugares que não têm saneamento básico.

    As escolas do interior não têm o mesmo recurso das escolas dos grandes centros, muitas vezes faltam materiais didáticos. Professores têm que utilizar giz, algo que é pouco usual.

    O ensino não é otimizado, já que o professor tem que copiar tudo para o quadro, já que não tem livro para todo mundo.

    Abraços!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.