1)Texto Base: Na escola de Gabriela, existem alunos surdos e ouvintes. Gabriela é surda e estuda em uma

classe multisseriada com outros colegas surdos que fazem, assim como ela, uso da Libras. Os professores de Gabriela ministram a aula em língua de sinais e um deles, inclusive, também é surdo, o que colabora para que Gabriela e seus pares desenvolvam a Libras como sua primeira língua, bem como a cultura e a identidade surda. Considerando esse contexto fictício e os diferentes modelos de educação para surdos, é possível afirmar que Gabriela frequenta: Alternativas: a) Uma escola bilíngue para surdos b) Uma classe bilíngue para surdos inserida em uma escola regular c) Uma classe monolíngue para surdos d) Uma sala de aula regular com a presença de intérprete de Libras e) Uma sala de aula regular sem a presença de intérprete e o AEE no contraturno 2)Texto Base: De acordo com Kumada, Pereira e Albanese (2015), os desafios encontrados pelo intérprete educacional são diversos e, por essa razão, é preferencial que esse profissional tenha formação pedagógica e/ou domínio na área em que atua. Ponderando o compromisso e as exigências dessa profissão, analise as afirmações abaixo e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso): ( ) O intérprete educacional enfrenta a ausência da catalogação e divulgação de glossários específicos da Libras para traduzir termos de algumas disciplinas. ( ) O intérprete educacional se depara com a missão de ensinar os conteúdos curriculares para o aluno surdo, além de interpretar a Libras para o português. ( ) Uma das dificuldades do intérprete educacional é de não ser amparado por um código de ética específico para a Libras que oriente sua postura profissional. ( ) É função do intérprete educacional traduzir e interpretar as atividades didático-pedagógicas e culturais viabilizando ao surdo o acesso aos conteúdos curriculares. ( ) Cabe ao intérprete educacional, no exercício de suas competências, atuar em processos seletivos para cursos de instituições de ensino. Agora, assinal

1 Resposta

  • Kauany

    A alternativa C está correta.

    Vemos que o atendimento educacional especializado tem como objetivo fornecer auxílio a formação do estudante com dificuldades especiais, de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para o aprendizado dentro e fora do ambiente escolar.

    Por isso, se faz importante a valorização de medidas que de fato forneçam uma posição direta e efetiva na educação de surdos em âmbito nacional, assim como a conscientização da instituição junto aos pais para que possam dialogar com as dificuldades apresentadas de forma positiva. 

Clique aqui para adicionar a sua resposta.