3) A seguir, um fragmento de uma obra da literatura b

3)
A seguir, um fragmento de uma obra da literatura brasileira, conhecida pela sua maneira realista de se falar das mazelas sociais do início do século XX: “Nunca vira uma escola. Por isso não conseguia defender-se, botar as coisas nos seus lugares”

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:



I. A obra de Graciliano Ramos descreve, em tom de denúncia, as dificuldades enfrentadas por uma família de retirantes nordestinos que, além de passar por dificuldades financeiras, tinham que sobreviver com as limitações advindas do analfabetismo.

II. O fato de não serem alfabetizados transformava-os em serem monossilábicos e guturais, com perspectivas limitadas de interação verbal.

III. Graciliano Ramos descreve, de maneira impactante, a triste realidade social enfrentada por uma família de retirantes nordestinos, sendo o analfabetismo, porém, uma temática pouco discutida na obra.

IV. Na obra, a escrita evidencia uma ressocialização da prática de alfabetização, sendo, pois, uma perspectiva criativa, já que ocorre, no texto, de forma bastante velada.



É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
Apenas as alternativas I e III estão corretas.

b)
Apenas as alternativas II e III estão corretas.

c)
Apenas as alternativas III e IV estão corretas

d)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.

e)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

RESPONDER

Selmacordeiro Natasha está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.