3)naquele dia marina foi à escola vestida de maneira diferente. estava com o corpo mais coberto e com um

3)

naquele dia marina foi à escola vestida de maneira diferente. estava com o corpo mais coberto e com um lenço que cobria sua cabeça. sua amiguinha perguntou: - porque você está vestida desse jeito? marina respondeu: - é minha religião. eu sou muçulmana. um colega do fundo da classe disse: - minha mãe falou que muçulmanos são pessoas do mau. outro mais à frente disse: - nossa que esquisito! não os muçulmanos que são homens bomba? a classe ficou em polvorosa. a professora interviu: vocês sabem que não podem falar assim da religião das outras pessoas. isso é preconceito religioso. aposto que muitos de vocês têm religiões diferentes. uma das alunas disse: minha família é judia e os homens da minha família cobrem a cabeça com o kipá. outro aluno disse que pertencia ao candomblé e que nos terreiros as cabeças são cobertas com torsos e filás. assim por diante cada aluno apresentou uma particularidade da religião que fazia parte:

todos sabemos que o brasil é formado por uma diversidade de povos que se misturaram para formar o povo brasileiro. muitas religiões vieram com cada um desses povos como parte de sua cultura e identidade. no entanto, as diferenças religiosas nem sempre são aceitas, e algumas religiões são, por isso, vítimas de ataques daqueles que as estereotipam e as consideram erradas. o contexto escrito acima diz respeito ao preconceito religioso. assinale a alternativa que corresponda a definição de preconceito.

alternativas:

a)

preconceito é uma atitude que um sujeito tem contra as outras pessoas, por elas terem conquistado muito mais coisas materiais do que o próprio sujeito.

b)

preconceito é um conjunto de teorias ou doutrinas, que instituem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, concebendo que há uma superior às outras.

c)

preconceito é um atributo pejorativo que estigmatiza alguém. é construído na relação com o outro e resulta numa atitude discriminatória.

d)

preconceito é um construto quando se tem ódio, aversão a pessoas ou coisas estrangeiras.

e)

preconceito é um conceito que baseado no poder aquisitivo das pessoas e que consideram os pobres inferiores aos ricos.

4)

o conhecimento africano é imenso, variado. concerne a todos os aspectos da vida. o
"sábio" não é jamais um "especialista". é um generalista. o mesmo ancião, por exemplo, terá conhecimentos tanto em farmacopéia, em "ciência das terras" - propriedades agrícolas ou medicinais dos diferentes tipos de terra - e em "ciência das águas", como em astronomia, em cosmogonia, em psicologia etc. podemos falar, portanto, de uma "ciência da vida": a vida sendo concebida como uma unidade onde tudo está interligado, interdependente e interagindo.
na áfrica, tudo é "história". a grande história da vida comporta seções que serão, por
exemplo: a história das terras e das águas (a geografia), a história dos vegetais (a botânica e a farmacopéia), a história dos "filhos do seio da terra" (a mineralogia), a história dos astros (astronomia, astrologia), etc. estes conhecimentos são sempre concretos e dão lugar a utilizações práticas. na ordem dos conhecimentos, começa-se "por baixo", pelos seres e as coisas menos desenvolvidas ou menos animadas em relação ao homem, para "subir" até o homem.

de acordo com o texto acima, o autor fala de um tipo de educação que é desenvolvida na áfrica tradicional. que tipo de educação é essa?

alternativas:

a)

a educação, neste caso, significa transmitir os saberes, as tradições e os diversos conhecimentos produzidos por gerações passadas, para que os mais novos possam garantir a produção e reprodução da vida social.

b)

essa é uma educação em que o ancião se torna um educador social transmitindo o conhecimento de maneira sistemática e normatizada por um órgão do governo local que determina o que será aprendido pelas outras gerações.

c)

essa educação é mais atrasada que a formal pois, é aquela dos povos tribais que não conhecem a escrita e por isso não têm condições alguma de transmitir conhecimentos, mas sim a reprodução de mitos e crenças.

d)

essa educação não desenvolve adequadamente a abstração das crianças por partir de um conhecimento mais concreto de modo que acaba não contribuindo para a aquisição do chamado conhecimento científico.

e)

é uma educação que não efetua a classificação das coisas do mundo por isso não é científica e não tem a intenção de que a cultura seja produzida e reproduzida pelos mais novos dando continuidade à identidade e sobrevivência daquele grupo.

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