3) [o] sujeito é constituído a partir de imposições que lhe são exteriores, sendo compreendido como

um produto das relações de saber e de poder; por outro, o sujeito é constituído a partir de relações intersubjetivas em que há espaço para a manifestação da liberdade que possibilita a criação de si mesmo como um sujeito livre e autônomo. na sociedade os discursos das ciências humanas funcionam não apenas como práticas discursivas, mas, sobretudo, como práticas coercitivas. perceber essa relação entre poder e saber levou foucault a reformular a pergunta inicial de suas pesquisas: não mais examinar como os discursos das ciências humanas galgaram ao estatuto de verdade, mas refletir sobre as condições históricas, políticas e econômicas que possibilitaram seu surgimento. o que lhe interessa é complementar a análise do saber a partir da articulação entre os discursos de verdade e as práticas sociais e institucionais, isto é, compreender como os saberes se tornam dispositivos políticos que auxiliam os mecanismos de poder (adaptado de castanheira, marcela a. a.; correia, adriano. a constituição do sujeito em michel foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. disponível em: . acesso em 11 out. 2016).
assinale a alternativa que discute corretamente o trecho acima:
alternativas:
a) os processos pelos quais os indivíduos passam ao longo de sua vida se dá de duas maneiras, de dentro para fora e vice versa, e com isso torna possível a ciência facilitar esse processo, criando regras e disciplina para que todo indivíduo se torne um sujeito consciente e com poder de atuar sobre a sociedade.
b) o que foucault buscou estudar foi a apropriação pelas ciências humanas dos dispositivos de poder que auxiliam as ciências no domínio da subjetividade e possibilita criar um conhecimento específico que controle os sujeitos, de maneira a usar, por exemplo, a história como disciplina que ensina somente sobre heróis e grandes guerras, e não a conscientização por lutar em prol de um mundo melhor.
c) há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica.
d) a liberdade, objeto de interesse de foucault, estaria justamente no ato de escolha da ciência em instituir determinados dispositivos de poder que ajudariam a regrar a vida dos sujeitos utilizando os conhecimentos científicos, como das ciências humanas, de maneira a articular esses dispositivos com as práticas discursivas que corroborem o exercício da liberdade e os processos de subjetivação.
e) a constituiçao do sujeito cedeu lugar ao estudo das ciências humanas para o interesse de investigação de foucault acerca dos dispositivos que produzem práticas discursivas que controlam, dizem e exploram, por exemplo, a sexualidade, trazendo no estudo dessas ciências um lugar privilegiado de estudar aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais.
4) "[meu objetivo] não foi analisar o fenômeno do poder foi criar uma história dos diferentes modos pelos quais, em nossa cultura, os seres humanos tornaram-se sujeitos" (rabinow, paul; dreyfus, hubert. foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. rio de janeiro: forense universitária, p. 231-232, 1995).
nas investigações de foucault, era importante
alternativas:
a) o estudo sobre a história da humanidade.
b) o estudo do comportamento humano diante do poder.
c) o estudo de culturas diferentes.
d) os processos pelos quais nos tornamos sujeitos.
e) a investigação sobre a vida em sociedade.

1 Resposta

  • Yarawaneska

    3 - c

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.