3)foulcault foi um intelectual que esteve presente em debates e ações de movimentos sociais, tais como

a luta antimanicomial, o movimento gay, movimentos estudantis no mundo, os movimentos por maior transparência e humanização dos sistemas prisionais. de certa forma, pode-se perceber a profunda relação de suas obras com as lutas das quais ele participou.

sobre as obras de foucault, julgue as afirmativas a seguir em (v) verdadeiras ou (f) falsas.

( ) é possível que as experiências de foucault, tenham sido traduzidas em seus livros, como: história da loucura na idade clássica (1961), vigiar e punir (1975) e história da sexualidade

( ) para além de uma lista bastante longa de obras, o pensamento de foucault também foi captado nas inúmeras aulas, palestras, entrevistas, textos curtos e artigos que ele produziu ao longo de sua vida.

( ) muitas dessas palavras faladas foram transcritas e organizadas em livros, unidas a seus textos curtos, como é o caso de a microfísica do poder, livro organizado pelo filósofo e professor brasileiro roberto machado em 1979.

( ) as obras de foucault, apresentavam uma grande variação de temas. mas o autor evitava escrever sobre as relações sociais de poder e conhecimento, tendo em vista o distanciamento com as questões políticas e também sociais.

assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

alternativas:

a)v - v - v - f.

b)v - f - f - v.

c)v - v - f - v.

d)f - f - f - v.

e)f - v - v - f.

4)leia os textos a seguir.

texto 1

o peso das origens do nascimento sobre as posições sociais que os indivíduos alcançam é muito forte. isso é verdadeiro para todos os países ditos democráticos, e ainda mais determinante naqueles em que o estado age pouco para coibir o acúmulo de privilégios. no brasil, por exemplo, se você é de família rica terá mais chances de frequentar a educação infantil, tenderá a ser alfabetizado sem grandes dificuldades, será menos reprovado durante a educação básica, terá uma escola com aulas todos os dias e que acompanhe o ensino e a aprendizagem de cada estudante. mas o mesmo não ocorre com aqueles alunos que estão em escolas de regiões periféricas. sabe-se também que as redes de contatos, o conhecimento acumulado ao longo da vida e a capacidade de falar outras línguas são importantes para se galgar uma posição vantajosa na vida adulta. mesmo que o filho de um industrial não tenha estudado tanto quanto o filho de uma faxineira, por exemplo, sem dúvida ele terá mais portas abertas para oportunidades interessantes. (fonte: ribeiro, vanda mendes. quando o discurso da meritocracia ignora a desigualdade. 14 abr. 2016. disponível em: acesso em: 13 fev. 2018).

texto 2

analisar a educação apenas pelo mérito é ver só um pequeno pedaço do problema. a maioria dos professores dá aula em condições difíceis, com alunos em situação de risco e sem materiais pedagógicos básicos para dar uma boa aula. eu concordo que alguns professores estão realmente na profissão errada e fazem um trabalho ruim, o que ocorre em todas as profissões, mas generalizar como se todos os professores fossem profissionais de segunda categoria é injusto. afirmar que a solução dos problemas da educação é a meritocracia é ignorar todas as questões estruturais que simplesmente são muito maiores que os professores. (fonte: maoski, fabricio. educação e meritocracia. 14 set. 2016. disponível em: acesso em: 14 fev. 2018).

considerando a teoria de pierre bourdieu, analise as afirmações que se seguem.

i. o texto 1 se opõe ao pensamento de bourdieu ao destacar o peso que as origens do nascimento têm ao longo da vida dos indivíduos.

ii. o texto 2 aponta como a lógica da meritocracia aplicada aos professores é injusta.

iii. os dois textos indicam a existência de desigualdades estruturais que afetam o processo educacional.

agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

alternativas:

a)somente as afirmativas i e ii estão corretas.

b)somente as afirmativas ii e iii estão corretas.

c)somente a afirmativa i está correta.

d)somente a afirmativa ii está correta.

e)as afirmativas i, ii e iii estão corretas.

1 Resposta

  • Fernandaa

    Olá amigo(a)!

    Vou responder as questões justificando a alternativa escolhida, ok? Vamos lá!

    Questão 03 (sobre Foucault)

    Alternativa correta: letra A.

    É correto afirmar que Foucault trabalhou uma infinidade de temas. A preocupação desse autor foi discutir a construção dos discursos, das relações de poder e do conhecimento, as questões políticas e a forma como as sociedades se apropriavam do conhecimento.

    Seus livros tratam não só de atualidades da época em que o autor viveu, mas também da chamada arqueologia histórica, que tentava entender a formação discursiva enquanto elaboradora de práticas ao longo de vários séculos.

    Questão 4 (Sobre Bourdieu)

    Alternativa correta: letra B

    Considerando o pensamento de Bourdieu, a origem do nascimento tem um papel significativo na vida de qualquer indivíduo. É através das experiências de vida e recursos disponíveis desde o seu nascimento, o indivíduo adquire os pressupostos necessários para ter o que Bourdieu chama de longevidade escolar - o capital cultural e o habitus.

    Quanto melhores as condições, mais capital cultural o indivíduo reúne ao longo de sua vida e assim, terá mais facilidades para se relacionar com o processo de escolarização.

    Da mesma forma, o indivíduo terá o habitus necessário para poder transitar em todos os espaços que desejar. É importante lembrar que para Bourdieu, habitus significa o conjunto de predisposições que o indivíduo possui que determinam seus gostos, preferências, escolhas e até mesmo opções de diversão e escolarização.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.