4) “a não difusão da libras entre os ouvintes implica em uma constante prevalência da língua portuguesa

4)
“a não difusão da libras entre os ouvintes implica em uma constante prevalência da língua portuguesa sobre a língua de sinais, o que leva a crer que este contexto seja bilíngue somente pelo fato de duas línguas coexistirem na mesma instituição. contudo a língua de sinais permanece na dependência da língua portuguesa, a ela só cabe repetir o que já foi dito nesta última, encontra-se subordinada a ela. desta forma, as relações estabelecidas pelos surdos limitam-se aos seus pares surdos, aos intérpretes e a algum professor e/ou aluno que arrisque alguns sinais para o diálogo. as possibilidades de identificação, de construção de identidades, de significação, a familiarização com o ambiente, a sua inserção neste espaço, mostram-se distintas daquelas disponíveis aos ouvintes.”

graff, patrícia. surdos e ouvintes na escola regular: possibilidades de emergência de sujeitos bilíngues– smej-santa rosa agência financiadora: capes.

disponível em:

(acesso 24 de jun. 2016)

a difusão da libras, está prevista na lei 10.436/02. contudo, mesmo considerada a língua materna dos surdos, ainda tem espaço secundário nos ambientes escolares.

com base no texto e nos conteúdos trabalhados na disciplina de educação inclusiva, analise as proposições e a relação proposta entre elas:

i- o bilinguismo, defende o uso da língua de sinais (libras, no brasil) e do português, como duas línguas distintas, reconhecendo o surdo na sua diferença e especificidade.

por que

ii- as duas línguas são usadas, mas não simultaneamente. no bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a língua de sinais. a língua falada ou escrita a ser adquirida (o português, por exemplo) é a 2a língua. a língua de sinais é, ainda, considerada a língua natural dos surdos.

alternativas: a)as asserções i e ii são proposições verdadeiras e a ii é uma justificativa da i. b)as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii não é uma justificativa da i. c)a asserção i é verdadeira e a ii é uma proposição falsa. d)a asserção i é uma proposição falsa e a ii é uma proposição verdadeira. e)as asserções i e ii são proposições falsas.

RESPONDER

Juhbs está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.