4) Para a autora Araujo(2011) os textos da tradição oral(Parlendas, adivinhas, quadrinhas populares, joguetes

entre outros)
estão fortemente presentes na infância, encantando e divertindo. Na escola, além de seu caráter lúdico, podem constituir-se
como ótimos recursos para a alfabetização.
(Fonte: ARAÚJO, L, C. Por que trabalhar com textos da tradição oral que se sabe de cor na alfabetização. Salvador,
Edufba, 2011, p. 19-27.).
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação aos objetivos de trabalho com textos da tradição
oral:

() Por meio do texto oral pode-se apreciar e valorizar a cultura oral, a diversidade cultural, o imaginário popular, a tradição
poético-musical atemporal.
() Promover a valorização da ludicidade e sonoridade presentes nos textos orais.
O Promover a possibilidade de prazer e diversão por meio de textos orais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1 Resposta

  • Sabrinabrandao

    3. b) a frequência e duração do trabalho com as atividades realizadas com os alunos.

    Os projetos de leitura, escuta e produção de texto na sala de aula podem ser organizados e distinguidos por meio da duração e frequência.

    Portanto quando o professor for realizar as três modalidades, pode diferenciá-las por meio da frequência e duração. Lembrando que essas atividades deverão ser flexíveis, respeitando as particularidades dos alunos.

    4. e) V – V – V.

    Os textos orais são importantes ferramentas para o aprendizado, pois os alunos passarão a entender a cultura oral, o dialéto dos lugares, as diferenças da língua.

    Trabalhar com esses textos de tradição oral, como as parlendas e adivinhas, permitirão que os estudantes divirtam-se aprendendo.

    5. b)  As alternativas I, II, III e IV.

    Ensinar a ler vai muito além de ensinar os códigos da língua, mas a saber interpretá-los, a entender que a língua deverá ser usada em diferentes contextos.

    Muitas vezes os professores se prendem a métodos antigos, que visam somente a decoração da gramática, ao invés de ensinar a interpretação.

    Abraços!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.