5- Disgrafia Motora consiste em um Distúrbio de Aprendizagem que carece de intervenção psicopedagógica.

Sobre esse Transtorno, assinale a alternativa incorreta e na sequencia justifique sua escolha dizendo o porquê da alternativa estar incorreta. (A) A disgrafia perceptiva, conhecida como “letra feia”, ocorre em função da incapacidade de recordar a grafia da letra. Há uma união inadequada das letras, que torna a escrita ilegível.

(B) Na disgrafia motora, apesar de a criança conseguir falar e ler encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos de escrita.

(C) As portadoras desse distúrbio necessitam de estratégias de adaptações em sala de aula. Uma estratégia a ser adotada com as crianças portadoras é o auxílio na decodificação escrita, principalmente nas provas, para que não haja queda no rendimento acadêmico. Isso porque muitas crianças têm desempenho adequado na compreensão verbal e decodificação oral.

(D) Não há necessidade de realizar sessões com terapeuta ocupacional, na medida em que a intervenção na memorização da forma da letra realizada pelo psicopedagogo e a estimulação da consciência fonológica feita pelo fonoaudiólogo são suficientes para a sua reabilitação.

(E) A criança com suspeita de disgrafia deve realizar avaliação e acompanhamento com neurologista para suporte ao diagnóstico antes de iniciar o acompanhamento com os demais profissionais.

1 Resposta

  • daymano

    Alternativa 3: Brainstorming.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.