5. Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa - especificamente

5.
Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa - especificamente de Portugal - é fato inconfundivelmente histórico. No entanto, não explica por si só nem o aparecimento do Brasil como nova entidade sociocultural no mundo que se considere "moderno" - dando extensão sociológica a adjetivo tão impreciso - nem a sua consolidação em sistema nacional de convivência e de cultura. Essa consolidação se processaria através da confluência de outras presenças ou de outras contribuições, além da europeia. Um processo complexo e abrangente. O lastro de cultura e de população ameríndias não pode ser nunca desprezado, mesmo porque subsiste. A ele se acrescentaria fortemente outra presença não europeia: a negra africana (FREYRE, 2016). Sobre a influência africana na cultura popular brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A contribuição negra africana foi pequena na espiritualidade, na música e na religiosidade, com isso, poucos elementos novos foram agregados à cultura nacional.
( ) Os homens negros adornavam seus corpos com pinturas de urucum e com plumas, enquanto as mulheres teciam redes e trançavam cestos.
( ) A religião teve a união da cultura do senhor e a do negro, gerando as religiões afro-brasileiras e o sincretismo entre santos e orixás.
( ) A culinária da senzala fazia uso de sobras e de elementos indígenas, como aipim, com temperos africanos (pimenta malagueta e o dendê), criando novos pratos, como a feijoada, a farofa e o vatapá.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: FREYRE, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del CESLA, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.

1 Resposta

  • Gustavopierro

    F - F - V - V

Clique aqui para adicionar a sua resposta.