5. SITUAÇÃO PROBLEMA 5.1 Apresentação da si

5. SITUAÇÃO PROBLEMA

5.1 Apresentação da situação problema
João é um enfermeiro muito comprometido e preocupado com a educação continuada e permanente no serviço em que está inserido, atualmente ele é coordenador da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Amélia. Ele conhece a realidade da população adscrita, porém desconhece as fragilidades da sua equipe de saúde, pois houve alterações no quadro de funcionários.
Para compreender melhor esses aspectos, ele decide construir um questionário em que os profissionais possam relatar sobre os conhecimentos de interesse ou mesmo de necessidade em aprofundar. E com base nessas informações pretende desenvolver um plano de ensino para aplicar uma educação continuada ou permanente.
O enfermeiro João elencou os assuntos mais frequentes e os que coincidiam com as demandas vulneráveis da população adscrita à UBS, mas está com dúvidas na estruturação desse questionário.
5.2 Atividades
Agora é com você!
Considerando a situação enfrentada pelo enfermeiro João e com intuito de ampliar sua experiência com educação na atenção básica. Realize as seguintes atividades:
Elabore um questionário em que é possível identificar as necessidades de capacitação da equipe de uma UBS.
Realize uma visita técnica em um serviço de atenção primária à saúde, próximo à sua residência, solicitando permissão ao responsável para aplicação do questionário.
Identifique as necessidades de capacitação da equipe da UBS ao qual você realizou a visita conforme os dados do questionário. Priorizando, portanto, o assunto a ser abordado em educação continuada/ permanente junto à equipe.
Elabore um plano de ensino para a aplicação da educação continuada/permanente junto à equipe da UBS visitada. No plano de ensino deve conter o conteúdo, objetivo, metodologia, recursos, avaliação, duração. A seguir, uma sugestão de modelo de plano de ensino.

Desenvolver a educação continuada/ permanente junto à equipe da UBS, conforme seu planejamento, se possível. Pode ser via virtual, ou presencial desde que respeite a distância entre as pessoas e o uso de máscaras. Insira as fotos dessa ação para compartilhar essa experiência.
Identifique se a ação desenvolvida foi uma educação continuada ou permanente. Justifique.
6.1 Rede de Frios
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) atua com importante papel no SUS, sua política impacta diretamente na redução, eliminação e erradicação de doenças por meio das vacinas e da vigilância. O PNI é o norteador do processo, define as políticas de imunizações que avançam nas esferas estadual e municipal. Independe de qual seja a política de imunização adotada pelo PNI, a concretização da ação de imunização deve acontecer de forma segura na atenção básica/assistência, salas de vacina e Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).
Os imunobiológicos compreendem soros, vacinas e imunoglobulinas, capazes de proteger, reduzir a severidade ou combater doenças específicas e agravos. Atuam no sistema imunológico, que se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer determinadas estruturas moleculares específicas, os antígenos, e desenvolver resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. Os imunobiológicos são produtos termolábeis (sensíveis ao calor e ao frio) e fotossensíveis (sensíveis à luz). Assim, devem ser armazenados, transportados, organizados, monitorados, distribuídos e administrados adequadamente, de forma a manter sua eficácia e potência, ou seja, sua capacidade de resposta.
Os termômetros são os instrumentos de medição mais frequentemente utilizados pela Rede de Frio para controle de temperatura dos imunobiológicos. Termômetro de momento, máxima e mínima digital com cabo extensor é um dos modelos disponíveis no mercado, é um equipamento eletrônico de precisão com visor de cristal líquido (Figura 1). Possui dois sensores: um na unidade, ou seja, no corpo do termômetro “IN” que registra a temperatura do local onde está instalado o termômetro e outro na extremidade do cabo extensor “OUT”, que registra a temperatura em que está posicionado o sensor encapsulado. Encontram-se disponíveis no mercado modelos com dispositivo de alarme, requisito desejável, uma vez que são acionados, alertando sobre a ocorrência de variação de temperatura, quando ultrapassados os limites configurados programáveis: limite mínimo de +3°C e limite máximo de +7°C. 6.2 Imunobiológicos
O Calendário Nacional de Vacinação da rede pública contempla as crianças, os adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. Na figura 1 consta o calendário de vacinação da criança, segundo Ministério da saúde (2020).

TENHO ESTE TRABALHO PRONTO WHATS 62 982365227

RESPONDER

Sdbcgh está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.