A Antropologia é um campo de conhecimento relativamente novo. Se desenvolveu como área reconhecida no século

XIX, e teve sua crise de identidade em relação ao objeto de estudo ao longo de sua história. Hoje, a Antropologia cultural ou social é a mais difundida. É essencial para a formação acadêmica, ainda mais quando se trata da abordagem das manifestações culturais e suas expressões. Contudo, a Antropologia teve sua “pré-história”, momento em que as nações ibéricas, e depois, as demais nações da Europa ocidental, iniciaram seu processo de expansão. Já nas grandes navegações, nos séculos XV e XVI, os relatos dos europeus sobre os povos encontrados durante as viagens indagavam sobre a cultura, a formação física, os ambientes, as plantas, a linguagem, tudo o que era diferente no chamado “estranho”.

Sobre a Antropologia, sua formação e desdobramento enquanto ciência, julgue as afirmativas que seguem:

I. A Antropologia teve seu início associando muitas vezes os seres humanos ao ambiente onde viviam e buscando uma relação na formação biológica e a classificação dos elementos estudados. Em alguns casos se afirmava a existência de raças humanas.
II. Darwin iniciou o estudo dos seres humanos relacionando ambiente e formação biológica. Sua principal fundamentação estava na adaptação das espécies aos diversos lugares e os efeitos que isso provocava na vida humana.
III. A Antropologia é uma ciência iniciada no ambiente religioso. A Igreja Católica foi pioneira no estudo das espécies e na classificação dos seres humanos. Em um primeiro momento dos providos e desprovidos de alma.
IV. A Antropologia na atualidade busca entender os diversos ambientes humanos. Mesmo nos grandes centros urbanos a formação de guetos e agrupamentos, rituais distintos e identificações simbólicas. As periferias urbanas são um dos locais de análise da Antropologia.​

1 Resposta

  • thayaraoliversantos

    Alternativa 3 I, II, IV

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.