A citação é uma marca do dialogismo linguístico, feita para sustentar uma hipótese, reforçar uma

ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamento. Sobre as estruturas de citações, julgue os itens a seguir: I - Citação direta: omissão: A omissão é um recurso utilizado quando não é necessário citar integralmente o texto de um autor. Porém, deve-se ter o cuidado para não alterar o sentido do texto original. No texto, a omissão é indicada por reticências entre colchetes [...]. As omissões podem aparecer no início, no fim e no meio de uma citação.

II - Citação direta: destaque: Quando existe a necessidade de enfatizar alguma palavra, expressão ou frase em uma citação direta, pode-se grifá-la. Mas, ao fazer isso, é preciso usar o recurso tipográfico negrito na parte do texto a ser destacada e a expressão: grifo nosso.

III - Citações direta longa: As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo distinto, com recuo de 4 centímetros da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas e em fonte 10.

IV - Citação direta: omissão: Quando existe a necessidade de enfatizar alguma palavra, expressão ou frase em uma citação direta, pode-se grifá-la. Mas, ao fazer isso, é preciso usar o recurso tipográfico negrito na parte do texto a ser destacada e a expressão: grifo nosso.

Assinale a alternativa correta:

Apenas I, II e III estão corretos.

I, II, III e IV.

Apenas III está correto.

Apenas I e II estão corretos.

Apenas I e III estão corretos.

1 Resposta

  • Juhbs

    resposta:c

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.