A constituição da identidade de uma pessoa envolve seu conhecimento de mundo, suas vivências pessoais,

educacionais, culturais e formas particulares de interagir com o meio social, bem como características que a tornam única entre seus semelhantes. A identidade se constrói na relação com o outro, em que são estabelecidos critérios de semelhança e diferença, permitindo que cada um encontre seu lugar junto à sociedade. Assim, quanto à identidade da pessoa surda, pode-se afirmar que: (I) Não é diferente com as pessoas surdas, que formam sua identidade de forma múltipla e multifacetada, tomando uma posição perante os demais.

(II) As identidades surdas estão constantemente sendo redefinidas pelo momento histórico e por questões políticas pelas quais a sociedade está passando, alterando o modo de se perceber diante dessas mudanças e de se posicionar frente à sociedade.

(III) Em virtude de vários processos vivenciados e mudanças, a identidade surda se constituirá no reconhecimento da surdez como diferença, e não como deficiência.

(IV) Essa identidade não tem como referência única e fixa o uso da língua de sinais, fundamental na cultura surda. Dependendo da forma como a pessoa se reconhece, não se utilizará da língua que constitui a principal característica da cultura surda.

RESPONDER

liviassiqueira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.