A educação deve ser compreendida, ética e moralmente, como um direito que deve ser assegurado a todos,

num processo de busca de posicionamento crítico e reflexivo como ato político consciente do educador. Nessa ótica, a tarefa se constitui como “uma prática social e, ao mesmo tempo, uma prática política” (SEVERINO, 1998, p. 68). A partir do enunciado, entende-se, corretamente, como politizado o (a) professor (a) que: é capaz de refletir sobre os rumos que o capitalismo vem tomando, questionar os valores desse sistema e praticar ações mais efetivas em vista da transformação do mundo.

à luz de Bourdieu (2003), considera-se que a educação escolar apenas reproduz as desigualdades sociais, justificando as diferenças entre os estudantes.

compreende a educação como um direito de todos para a incorporação dos conhecimentos acumulados ao longo das gerações, contudo, desconsiderando-a como luta pela emancipação.

entende que educação e sociedade estão desvinculadas uma da outra e, sendo assim, necessita, como educador (a), assumir uma postura ética quanto às diferenças do desempenho dos estudantes.

se posiciona afirmando a política, necessariamente, como obrigação exclusiva das lideranças do Estado e que não faz parte de outras relações sociais como a educação.

RESPONDER

thayaraoliversantos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.