“A educação voltada aos trabalhadores objetivava a formação de mão de obra para ocupar inúmeros postos

de trabalho. Portanto, era condição necessária ao atendimento do mercado, à formação de um exército de reserva com um mínimo de formação profissional. O ensino pautado em perspectivas de formação para o trabalho, potencializando a economia do país, não apresentava nenhuma linha de formação crítica. Aos alunos caberia a realização de atividades voltadas para a atuação, e não de desenvolvimento das habilidades individuais mais amplas e diversificadas, formando assim uma grande massa manipulada pelas ordens políticas e econômicas”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2017.

De acordo com o texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as repercussões do projeto de nação no âmbito da ditadura militar, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) Fez uso da violência física e política, impondo um projeto econômico concentrador e espoliador da classe burguesa.

II. ( ) Durante vinte anos, potencializou o abismo entre ricos e pobres e se evidenciou, a olho nu, o desenvolvimento do Brasil “gigante com pés de barro”.

III.( ) Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, reiterando nossa vocação de cópia e mimetismo, em que substitui a Pedagogia do Oprimido pelo Movimento de Alfabetização de Adultos (MOBRAL).

IV.( ) O campo da educação abarcou diversas reformas para adaptar-se ao projeto econômico respaldado no ideário neoliberal.

Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

A
V – F – F – F

B
F – V – F – V

C
F – V – V – F

D
V – V – V – F

E
V – F – V – V

1 Resposta

  • Nathallya

    absolutismo monárquico e a liberdade de expressão

Clique aqui para adicionar a sua resposta.