A família é a instituição social mais importante nas nossas vidas, além de ser a primeira da qual fazemos

parte, pois nela nascemos e iniciamos o processo de socialização. É também o espaço onde vamos construir a maioria dos nossos valores, crenças e convicções. Depois que ingressamos na escola, as duas instituições dividem a tarefa de nos formar como cidadãos e como seres humanos. A escola tem um papel fundamental na discussão e na difusão de valores, como respeito, tolerância, aceitação e na ação contra preconceitos e discriminações de qualquer ordem, promovendo a socialização sadia.

Imagine que você é professor(a) de uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e esteja trabalhando a questão da estrutura familiar contemporânea com a turma. Em uma das discussões, o assunto em pauta são os relacionamentos e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, incluindo questões sobre adoção e direitos sobre bens e heranças. Um dos alunos se declara inteiramente contra esse tipo de estrutura familiar em função de motivos de cunho religioso e profere um discurso bastante preconceituoso e polêmico.

De que maneira você abordaria o assunto, levando em consideração fatores como o fato de o Brasil ser um país laico, a Constituição garantir direitos igualitários a todos, independentemente da orientação sexual e que é dever de todos respeitar uns aos outros?

Elabore um roteiro de como você faria uma aula sobre esse assunto.

RESPONDER

Aryadne Santtos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.