'a luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante

"a luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante entre os educadores brasileiros, sobressaindo-se temas sobre funções sociais e pedagógicas, como a universalização do acesso e da permanência, o ensino e a educação de qualidade, o atendimento às diferenças sociais e culturais, e a formação para a cidadania crítica. entretanto, têm-se observado, nas últimas décadas, contradições mal resolvidas entre quantidade e qualidade em relação ao direito à escola, entre aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, e entre uma visão de escola assentada no conhecimento e outra, em suas missões sociais." (libâneo, 2012, p. 15). libâneo, josé carlos. o dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. educação e pesquisa, são paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. o fragmento do texto de libâneo (2012) nos chama a pensar sobre a forma como a educação tem sido ofertada para a sociedade, porque nota-se que os diversos sujeitos não possuem acesso ao mesmo tipo de educação, fato este que nomeamos por dualismo escolar, retratado nas seguintes situações: i: quando as classes dominantes têm acesso a uma educação ampla e universal, com condições estruturais e pedagógicas mais adequadas. ii: quando as classes dominadas são privadas da condição ampla e universal da educação, restando a elas, muitas vezes uma educação parcial, fragmentada e voltada à formação de uma força de trabalho precarizada. iii: quando as classes dominantes, preocupadas com as classes dominadas, auxiliam na sua educação, porque reconhecem que é direito de todos o acesso à educação de qualidade. é verdadeiro o que se apresenta apenas em: alternativas: a) i – ii b) ii – iii c) i – iii d) ii e) iii

1 Resposta

  • liviassiqueira

    I e II estão corretas.

    Observa-se, ao longo da leitura do texto, o conceito de dualismo escolar, o qual é representado pela incoerência no aprendizado divergente entre classes dominantes e dominadas.

    Esta incoerência é compreendida através das possibilidades de conscientização crítica que é presente na educação de classes dominantes, e na manutenção da ignorância e alienação para a educação de classes dominadas, mantendo o sistema.

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