A pedagogia da equidade exige abordar no cotidiano escolar a questão das relações entre educação

e cultura(s), sendo elas exemplificadas pelo multiculturalismo e a diversidade que certamente se explica quando: a) o docente propõe modelos que ajudam os alunos a entender, e determinar, como os pressupostos culturais divulgados e transmitidos não influenciam as formas pelas quais o conhecimento é construído.

b) os professores modificam sua forma de ensinar de maneira a facilitar o aproveitamento acadêmico dos alunos de diversos grupos sociais e culturais, o que inclui a utilização de uma variedade de estilos de ensino, coerentes com a diversidade de estilos de aprendizagem dos vários grupos étnicos e culturais.

c) apresentando a homogeneidade notável nas práticas escolares, os professores desconsiderem a si mesmos, deixando prevalecer vários estereótipos, tanto regionais, quanto em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.

d) o discente lida com as formas pelas quais os professores usam exemplos e conteúdos provenientes de culturas e grupos únicos para ilustrar os conceitos-chave e os princípios nas suas disciplinas ou áreas de atuação.

e) a escola focaliza as atitudes dos alunos em relação à raça, gênero, sexualidade ou etnia, reforçando práticas de ensino homogêneas mantidas por intermédio de métodos de ensino ultrapassados embasados por determinados materiais e recursos didáticos.

1 Resposta

  • Aryanemendes

    B

    Explicação:

    A pedagogia da equidade acontece quando o professor identifica a forma de aprendizagem dos alunos, pesquisa e aplica metodologias adequadas a forma de desenvolver e incentivar a aprendizagem dos educandos, promovendo uma educação de metodologias ativas, na qual o sujeito faz parte do processo de ensino e aprendizagem.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.