A respeito da identidade do pedagogo, é vista a necessidade do desenvolvimento de outras competências em

sua formação, para que seja capaz de atuar em diversos âmbitos, sem perder a sua identidade profissional. Pensando sobre a construção da identidade do pedagogo, Libâneo (2001, p. 12), ressalta que é importante formar um pedagogo que seja especialista, "[...] um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, para atender demandas socioeducativas (de tipo formal, não-formal e informal) decorrentes de novas realidades, tais como novas tecnologias, novos atores sociais, ampliação do lazer, mudanças nos ritmos de vida, sofisticação dos meios de comunicação."  

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar. Curitiba: Editora da UFPR, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2020.

 

Essa definição apresentada por Libâneo reforça a necessidade do desenvolvimento de outras competências na formação do pedagogo, para que ele seja capaz de atuar em outros âmbitos, como nos ambientes informais e não formais, sem perder a sua identidade profissional. 

 
Considerando o disposto acima, e que, um dos ambientes não formais de atuação do pedagogo é o sistema prisional, elabore um texto dissertativo de 15 a 20 linhas apresentando os seguintes aspectos:
- A importância da atuação do Pedagogo em ambientes não formais.
- Descreva o trabalho pertinente ao pedagogo no sistema prisional e apresente as contribuições que esse trabalho pode proporcionar para a formação do cidadão.​

1 Resposta

  • Yagolds

    O texto procura evidenciar a importância da ação do pedagogo em sua grande abrangência, de forma que se possibilite um maior entendimento de suas ações profissionais, como no próprio sistema prisional.

    Diante disso, cada vez mais os pedagogos tem sido requisitados para proporcionar um acompanhamento mais específico em diversos tipos de localidades, a fim de proporcionar um modelo educativo mais eficiente.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.