A tendência Tecnicista chegou ao Brasil por volta da década de 1950, mas teve a sua implantação

na educação por volta da década de 1960, época em que o Brasil iniciava um período de ditadura militar e que o foco estava na formação para o mercado de trabalho e a produção em massa. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo: A tendência tecnicista possui como foco do processo de ensino e de aprendizagem a técnica. Neste sentido, o professor aplicava a técnica pela técnica, o que fez com que o professor e o planejamento caisse em descrença. PORQUE O objetivo era que a formação fosse voltada para o mercado de trabalho. Assim, os comportamentos dos alunos deveriam ser moldados de acordo com o que a sociedade necessitava na época. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

1 Resposta

  • jvskateboard

    Alternativa 1:

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta a I

    A tendência tecnicista da educação, presente no período da Ditadura Militar brasileira, a partir dos anos 70, apresentava como principal enfoque o desenvolvimento dos alunos voltados para o mercado de trabalho.

    Diante disso, o papel do professor era específico e sistematizado, de forma que os alunos eram formados sem nenhum tipo de construção crítica, ou seja, totalmente alienados.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.