Aeducação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo

ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinou diferentes formas de atendimento clínico e terapêutico, e também, definiram as práticas escolares para os estudantes com deficiência. no brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do império com a criação de duas instituições:

alternativas:

a)

instituto pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental e a associação de pais e amigos dos excepcionais – apae.
b)

imperial instituto dos meninos cegos, atual instituto benjamin constant – ibc e o instituto dos surdos-mudos, atual instituto nacional da educação dos surdos – ines.
c)

instituto helena antipoff, centro de referência nacional em educação especial e o imperial instituto dos meninos cegos, atual instituto benjamin constant – ibc.
d)

associação de pais e amigos dos excepcionais – apae e o centro nacional de educação especial - cenesp.
e)

instituto dos surdos-mudos, atual instituto nacional da educação dos surdos – ines e a associação de pais e amigos dos excepcionais – apae.

1 Resposta

  • thayaraoliversantos

    Alternativa (b)
    IBC e INES

Clique aqui para adicionar a sua resposta.