Afamília tem um papel fundamental no desenvolvimento tanto social quanto cognitivo das crianças e adolescentes
sendo importante destacar que as condições históricas, culturais e políticas terão uma influência significativa neste processo. salles, l. m. f. infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. revista estudos de psicologia, são paulo, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2005. considerando o papel da família no desenvolvimento social e cognitivo do sujeito, analise as afirmativas a seguir: i. as mudanças nos estilos familiares, passando da restrição de vida para a liberdade total, causaram alterações na dinâmica da família, na qual as decisões são estabelecidas tendo como referencial o bem estar da criança. ii. a entrada da mulher no mercado formal de trabalho exigiu uma reorganização familiar que atingiu diretamente a escola, visto que esta precisou absorver uma demanda maior de crianças, sendo que estas passaram a ingressar mais cedo na educação infantil. iii. as mudanças ocorridas no papel social da mulher tem influenciado diretamente na divisão de papéis entre o homem e a mulher e, com isso, a mãe passou a ser sócia do pai nas obrigações de subsidiar financeiramente a família. isso pode levar a alguns problemas na formação dos filhos. iv. o sentimento de culpa, principalmente da mãe de ter de delegar a outro os cuidados com sua prole, podem influenciar no estabelecimento de limites e, consequentemente, comprometer a formação da criança. no entanto, isto só pode ser verificado num contexto terapêutico diferente do contexto escolar. é correto apenas o que se afirma em:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ivansouza63
São verdadeiras as afirmativas I, II e III.
As mudanças sociais e históricas, evidenciadas especialmente no século XX, quando a mulher entra no mercado de trabalho, mudam o modo como, tradicionalmente, se concebia a educação das crianças, o que muda o papel da escola e o modo como as crianças se desenvolvem. Estas mudanças não significam, contudo, que a entrada da mulher no mercado de trabalho deveria ser revertida, e sim que adaptações sociais precisam ser feitas.
IV é falsa, os problemas de comportamento das crianças podem ser evidenciados também no contexto pedagógico, e não somente no contexto clínico-terapêutico.