Alei de diretrizes e bases da educação nacional (lei nº 9.394/96) determina que aconteça na educação
infantil a avaliação das crianças. a documentação sobre o desenvolvimento dos pequenos na creche têm sido título de pesquisas no campo acadêmico. todo esse cenário, legal e de investigação, tem contribuído para as discussões de como devem ser feitas as avaliações na faixa etária de 0 a 3 anos. desta forma, podemos afirmar que:a) avaliação é um termo legal, utilizado apenas para as etapas posteriores à creche, visto que as crianças estão em fase de contínuo desenvolvimento. nesse momento, a expressão utilizada para esse processo é de observação e registro das crianças pequenas.
b) o professor pode optar pela forma de registro, desde que seja possível a escola ter informações suficientes do desenvolvimento das crianças para a classificação nas etapas seguintes.
c) as informações obtidas com o acompanhamento das crianças são para que a família possa ficar informada sobre os progressos da criança e possa valorizar o trabalho desenvolvido pela escola.
d) o professor pode optar pela forma de registro, desde que considere etapas fundamentais desse processo, como a observação, o acompanhamento e a análise de forma contínua
e) o professor registre os momentos de atividades pedagógicas específicas para analisar o que aprenderam dos conteúdos trabalhados. dessa forma, poderá apontar para a família os progressos da criança.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
yarawaneska49
A alternativa correta é a letra E.
Assumindo o papel de professor infantil, o professor estará: constantemente avaliando a dinâmica da sala de aula para compreender o andamento das atividades e identificar o que pode ser melhorado, tendo oportunidade para refletir com os colegas, trocar experiências com professores de outras escolas e obter acesso a diferentes referências.
O professor não deve comprometer o ensino de seus alunos em prol de pesquisas, uma vez que ele assume essa responsabilidade tem a obrigação de cumprir bem as duas partes.
Bons estudos!