“Alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler. Com efeito,

ela é o domínio dessas técnicas em termos conscientes. É entender o que se lê e escrever o que se entende. (...) Implica uma auto formação da qual se pode resultar uma postura atuante do homem sobre seu contexto. Para isso, a alfabetização não pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doação ou uma exposição, mas de dentro para fora pelo próprio analfabeto, apenas ajustado pelo educador.” (FREIRE, 1989, p.72). Paulo Freire é reconhecido pelos métodos de trabalho com relação à Educação de Jovens e Adultos e a sua importância na emancipação dos alunos. Referente ao histórico da questão da EJA no Brasil, analise quais afirmações estão CORRETAS:
I - Houve descentralização do financiamento e serviços de EJA a partir de 1990, com deslocamento dos setores de gestão educacional para administração pública.
II - Os primeiros programas tinham processo de alfabetização aligeirado e com alfabetizadores populares, com formação precária para exercer o papel de educador.
III - Há uma mudança a partir de 2002, a política do EJA passou a ser vista como responsabilidade do Ministério da Educação, institucionalizando a EJA.


a. I e III.

b. II e III.

c. Somente III.

d. I, II e III.

e. I e II.

RESPONDER

Lauraa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.