alfabetização e letramento são os conceitos que estão na pauta de discussão em nosso tempo entretanto

esses conceitos aplicados no contexto escolar segundo Soares 2004 distingue esse tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos linguísticos de aprendizagem e portanto também desses diferentes objetos

1 Resposta

  • Fernandaa

    As alternativas I e III estão corretas. Apesar de em diversos momentos reduzirmos o papel de aprendizagem da criança essa é uma prática errônea que não deve ser executada no processo de alfabetização.

    O processo de alfabetização e letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo.

    As alternativas:

    I Reduzimos muitas vezes o papel da criança durante o processo, colocando-a como alguém que é ensinado passivamente, um expectador que recebe do professor e de seus métodos os conhecimentos eleitos por ele, que muitas vezes não se relacionam com a bagagem que o aluno traz consigo.

    II. Se refletimos sobre o processo de alfabetização de uma criança perceberemos que ela construirá sua escrita sozinha sem qualquer interferencia do meio pois ela é que age sobre o conhecimento.

    III. Atrás das considerações sobre a alfabetização e o letramento há um sujeito que aprende, que elabora suas hipoteses que apesar de ser desconsiderăde, muitas vezes se posiciona mostrando o que pensa sobre o que lhe é ensinado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.