Alguém pode me ajudar Av2 - Ludicidade e Educação1) As brincadeiras e os jogos possibilitam a assimilação

Alguém pode me ajudar Av2 - Ludicidade e Educação

1) As brincadeiras e os jogos possibilitam a assimilação da realidade, a auto expressão, a representação de papéis sociais e a reflexão das regras que regulamentam e limitam as relações sociais. São diferentes as expressões lúdicas apresentadas pela criança em seu desenvolvimento. Relacione os conteúdos das colunas corretamente: Coluna A Coluna B 1- Período de transição entre o jogo simbólico e o de regras. ( ) Jogo de regras 2- A criança brinca de ser homem aranha. ( ) Jogo simbólico 3- Movimentos repetidos com a mão ( ) Jogo de exercício 4- Jogar Xadrez ( ) Jogo de construção Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de números correspondentes das colunas acima: Alternativas:
a) 1- 2- 3 - 4.
b) 2- 3- 4- 1.
c) 3- 2- 1- 4.
d) 2- 1- 4- 3.
e) 4- 2- 3- 1.

2) Para uma intervenção lúdica/pedagógica de qualidade, devem-se levar em conta aspectos importantes do conhecimento do professor, concepções sobre brincar, bem como atitudes planejadas com clareza em relação ao que se pretende atingir com a criança. Analise as afirmativas a seguir sobre a intervenção do professor na ludicidade.
I - Se o professor não souber os aspectos a serem observados, provavelmente, deixará situações importantes passarem despercebidas. II - O desafio é promover intervenções a partir do que o professor observa.
III - Os professores necessitam ter 3 tipos de habilidades para observação: compreender a criança e seu desenvolvimento em um contexto educacional, saberes teóricos sobre questões educacionais e conhecimento do conteúdo que será compartilhado com as crianças.

Assinale a alternativa correta: Alternativas:
a) I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d) Apenas II está correta.
e) Apenas I está correta.

3) Leia com atenção: Segundo Bettelheim (1988), as crianças, ao brincarem de faz de conta, podem lidar com questões psicológicas complexas, experienciando emoções e sentimentos, como dor, medo, perda, conceitos de bem e mal, possibilitando construir autoconfiança e superar obstáculos da vida real. Analise as afirmativas a seguir:

I- O jogo simbólico permite a criação de zonas de desenvolvimento proximal, visto que a criança, ao representar um objeto por outro, atribui-lhe um significado diferente do original.
II- Na brincadeira a criança pode construir novos sentidos e uma situação difícil vivenciada por ela poderá ser compreendida de forma diferenciada pela experiência da brincadeira.
III- Várias emoções vivenciadas no dia a dia da criança poderão ser compreendidas quando experienciada por meio de um jogo simbólico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas em relação a atividade do jogo simbólico: Alternativas:
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas II está correta.
e) I, II e III estão corretas.

4) O reconhecimento da necessidade de inserir a ludicidade no contexto educativo implica em considerar a reorganização de um currículo, no qual as práticas lúdicas perpassarão a nova proposta. Sobre a(s) decorrência(s) da ludicidade integrada ao currículo, assinale a alternativa correta: Alternativas:
a) A ludicidade integrada ao currículo promove possibilidades da criança ter vivências significativas de aprendizagem e desenvolvimento.
b) A ludicidade integrada ao currículo reorganiza as atividades pedagógicas com os alunos ao mesmo tempo em que engessa os desejos da criança.
c) Quando a ludicidade faz parte do currículo pressupõe-se que há uma concepção de criança enquanto adulto em miniatura, pois a brincar é para criança assim como a ludicidade é para o adulto.
d) A escola que integra a ludicidade ao currículo está deixando de lado a atividade lúdica espontânea.
e) A utilização de práticas lúdicas no contexto educativo torna obsoleto o trabalho pedagógico, retrocedendo no conhecimento sobre o lugar desta atividade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

5) Leia o excerto: A presença da nos lares e na vida das pessoas é um fato e as crianças têm cada vez mais cedo acesso ao mundo virtual. Para elas, esse mundo possibilita uma nova forma de interação, proporcionando outras formas de brincar, bem diferentes das brincadeiras e jogos tradicionais. Com relação a tecnologia e ludicidade, assinale a alternativa que completa a sentença acima: Alternativas:
a) tecnologia - reversível.
b) tecnologia - parcialmente reversível.
c) televisão digital - confuso.
d) televisão analógica - antigo.
e) tecnologia - irreversível.

1 Resposta

  • Paulricar

    ain tbm preciso:( a

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