Amanda é professora de uma escola municipal e mae de uma menina com deficiência motora, decorrente de uma

paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas assistindo, impedida de participar da interação com outras crianças nas atividades recreativas, seja no intervalo das aulas da escola ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças com deficiência encontram para se divertir nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também para atividades escolares. Em um final de semana, esse parque recebeu as atividades do Projeto LIA, que trouxe brinquedos e atividades adaptadas que possibilitaram a participação de sua filha com deficiência e sua interação com as outras crianças. Essa experiência levou Amanda a ter uma ideia: criar um projeto de parceria da escola em que leciona com a comunidade para que os espaços públicos da escola e do parque sejam adaptados para que ocorra a inclusão de todas as crianças que os frequentam, assim como para a promoção de atividades diversas que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças. A primeira ação será redigir um texto que apresente o projeto e justifique sua importância para a garantia dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência. Esse texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de sensibilizá-la para o tema. Dada a situação, agora é a sua vez: coloque-se no lugar da Amanda, realize a leitura e o estudo do material proposto, pesquise outras referências e elabore uma produção textual que represente o texto que será divulgado para a comunidade, a partir do tema “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência”

1 Resposta

  • Fernanda

    A acessibilidade de crianças com deficiência é compreendida como um dos elementos básicos buscados na inclusão efetiva, por meio do desenvolvimento da sensibilização e conscientização de toda a comunidade escolar.

    A partir disso, a criança passa a perceber um ambiente propício ao seu desenvolvimento, também entendendo como um momento de lazer e paz, fomentando inclusive o processo de ensino-aprendizagem.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.