Amparada em francisco weffort (o populismo na política brasileira. in: furtado, celso (org). brasil: tempos

modernos. rio de janeiro: paz e terra, 1968), hilsdorf (2007) delineia algumas características do populismo que toma conta da cena política no intervalo entre o estado novo e a ditadura militar de 1964.

com um olhar que privilegia a práxis política dos líderes dos partidos políticos, mas não exclui a participação das camadas populares na sua “concretização”, como é apresentado o populismo por essa autora?

a. trata-se de uma expressão genuína da cultura popular, pela qual as camadas menos favorecidas encontraram canal poderoso para veiculação de sua expressão artística.
b. como um instrumento de controle das camadas populares por lideranças carismáticas, as quais se apresentavam como tutoras e defensoras dos interesses das primeiras. contam-se como importantes líderes populistas jânio quadros, adhemar de barros, juscelino kubitschek e fernando de azevedo.
c. representa uma reelaboração das estruturas burocráticas e centralizadoras do estado getulista, já que as lideranças populistas se dirigiam às massas mediante a intermediação dos sindicatos de trabalhadores, organizados de forma autônoma após o aparelhamento outrora realizado pela política varguista.
d. como um dispositivo de jugo das elites senhoriais sobre as populações marginais, em que estas eram inibidas pelo constante uso da força.
e. não se tratou de um fenômeno de natureza pessoal, envolvendo a adesão emocional das massas às figuras carismáticas. ao invés disso, considerando as condições históricas de sua formação, o populismo revelou a emergência das classes populares e a necessidade da incorporação delas ao jogo político.

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    E - Não se tratou de um fenômeno de natureza pessoal, envolvendo a adesão emocional das massas às figuras carismáticas. Ao invés disso, considerando as condições históricas de sua formação, o populismo revelou a emergência das classes populares e a necessidade da incorporação delas ao jogo político.

    Explicação:

    Mas não se trata de um fenômeno de natureza pessoal, envolvendo a adesão emocional das massas às figuras carismáticas. Pelo contrário, levando-se em conta as condições históricas de sua formação, o populismo revela a emergência das classes populares e a necessidade da incorporação delas ao jogo político, uma vez que ameaçavam os grupos dominantes:

    pagina 113

Clique aqui para adicionar a sua resposta.